22/06/2010

A importância da criação de um e-mail

É importante e essencial ter uma conta de e-mail criada. Muitas pessoas não sabem a finalidade do e-mail. Ou sabem, mas não dão valor, ou utiliza de forma errada.


Aqui vou explicá-los a função do e-mail e porque você deve ter e manter um.


O que é um e-mail?


O e-mail, nada mais, nada menos, é um endereço eletrônico. É como se fosse um daquelas caixinhas que você tem em casa, onde o carteiro coloca as cartas. Mas vamos saber os motivos para você ter um.


Sites usam o e-mail para confirmar sua identidade


A maioria dos sites necessitam de confirmação por e-mail, antes de qualquer outra ação. Você recebe, então, um e-mail enviado pelo site em questão, onde há um link que você clica e é direcionado à uma página onde sua identidade é confirmada. Alguns sites, no entanto, não o obriga a fazer tal ação, porém algumas funções específicas do site só é liberada após fazê-lo.

Recuperação de senha esquecida (ou roubada)

Já aconteceu de você tentar entrar naquele site, mas não consegue? Talvez você tenha esquecido a sua senha. Ou pior, alguém descobriu a sua senha e alterou. Se você tiver um e-mail, ótimo. É só clicar em "esqueci minha senha", próximo ao campo de login do site. Um link de redefinição de senha é enviado para o e-mail cadastrado naquela conta, onde você escolhe uma senha nova e tudo volta ao normal.

Cuidados a se tomar ao criar contas em sites

Ninguém está seguro na internet. Hackers (se é que podemos chamá-los assim) estão à solta por aí, e você será hackeado um dia, com certeza, caso tenha o que eles querem. Você precisa sempre ficar atento ao criar contas em sites, ou até mesmo ao criar seu e-mail.

Algumas dicas são:

- Sempre escolha senhas difíceis de se adivinhar


Nada de senhas óbvias, como 1234 ou algo do tipo. Já vi pessoas dizendo que "as senhas fáceis são as mais difíceis", mas não é verdade. Programas que quebram senhas vão tentando desde as mais simples às mais difíceis; então, cuidado! O recomendado é criar senhas que contenha letras, números e símbolos.

- Nunca crie contas em sites se não tiver um e-mail


Uma coisa muito importante: não criar contas por aí sem antes ter um e-mail. Ocorre muitas vezes de você não conseguir mais acessar a sua conta.
Um caso bastante frequente, são pessoas que inventam e-mails que nem sabem se existem, na hora da criação da conta. E essa frequência dá-se em usuários do orkut (que na maioria são leigos no assunto).
Ao criar uma conta no orkut, por exemplo, é requerido um e-mail que, caso não souber, você inventa na hora mesmo e digita. Mas você não criou o e-mail propriamente dito, e é aí que começa o problema. Se eu quiser, posso criar um e-mail idêntico àquele que você inseriu na criação da conta do orkut e pedir a redefinição de senha. Eu posso fazer isso. Afinal, eu criei o e-mail.

- Sempre use o mesmo e-mail, mas nunca a mesma senha

Muitas pessoas têm e-mail diferentes, e costumam usar esses diferentes e-mails para cada tipo de conta. Se você possui um e-mail pessoal e outro profissional, ótimo. Mas caso contrário, não tem necessidade de ter vários e-mails. Porém, é importante escolher senhas diferentes em serviços diferentes. Porque assim, caso alguém descubra sua senha, não conseguirá entrar em outro serviço com a mesma senha, certo?

- Site algum cria e-mail para você

Os sites sempre requerem um e-mail, o que pode confundir muitas pessoas na hora da criação da conta. Naquele momento, a pessoa acha que o site está criando o e-mail, mas não é. O site só requer o e-mail que você provavelmente JÁ TEM, então você deve criar o e-mail antes disso.


-


Agora que você já sabe, crie seu e-mail (com uma senha bem difícil, mas que ao menos VOCÊ se lembre) e vá em todos os sites e serviços que possui, alterando o e-mail cadastrado em todos eles. Desta forma, é como se você estivesse com as contas registrada em seu nome de verdade.


Alguns sites que criam e-mails:


- GMAIL, da Google (recomendado)
- HOTMAIL, da Microsoft
- Y!MAIL, da Yahoo!


Eu uso o e-mail da Google (Gmail), assim como a maioria dos outros serviços da empresa.

2 comentários:

  1. Boas dicas isso ajudará bastante quem ainda não tenha E-mail a criar um.

    ResponderExcluir
  2. Sim!
    Sempre é bom ter seu email direitinho ^^

    ResponderExcluir

Comente com moderação...