05/08/2010

Robôs tradutores para MSN Messenger e GTalk

Nem todos falam inglês. Muito menos francês, alemão, espanhol, sueco ou coreano. Mas em um mundo tão globalizado como o nosso, no qual é tão fácil entrar em contato com pessoas de todas as partes do planeta, as barreiras de linguagem acabam se tornando um empecilho para a boa comunicação entre pessoas de diferentes países e continentes.

É claro que a saída mais acertada para situações em que você precise com frequência conversar com outras pessoas em um idioma diferente é um curso para aprendizado da língua. Existem várias ferramentas gratuitas para este fim como o Mango e o LiveMocha, mas se a situação é urgente, é hora de utilizar um tradutor automático.
Pensando em como facilitar os bate-papos em línguas diferentes, empresas como a Microsoft e a Google desenvolveram Bots – derivado de “robots” – de tradução automática para seus respectivos softwares de comunicação instantânea: o MSN Messenger e o GTalk. Basta você adicionar o contato do Bot e enviar a mensagem que deseja traduzir. Imediatamente, o robô responde sua mensagem com o texto traduzido. Veja como é simples:
MSN Messenger:
1º: Clique no botão de adicionar e selecione a opção Adicionar um contato;

Clique no botão para adicionar contato.

2º: Coloque o endereço “mtbot@hotmail.com” no campo Endereço de mensagens instantâneas, clique no botão Próximo e depois em Enviar convite;

Adicione o endereço do TBot.

3º: Aguarde enquanto o contato é adicionado;
4º: Clique duas vezes sobre o contato do TBot na sua lista de contatos;

TBot na sua lista de contatos.

5º: Na janela de conversação, envie qualquer mensagem para o robô. Você receberá uma mensagem pedindo que selecione o idioma de origem. Se você deseja traduzir do português para outra língua, deve selecionar português na lista. Para isso, basta digitar o número da língua desejada (português é 22) na janela de conversação e enviar a opção desejada para o TBot. Se você selecionar a opção 0 (zero) ele detecta automaticamente o idioma para a tradução.
6º: Agora ele pede para você escolher o idioma de destino da tradução. Se você quer traduzir de outros idiomas (inclusive português) para inglês, digite 8 na conversação e pressione Enter.
7º: Pronto. Você recebeu a confirmação da seleção de idioma, no caso da imagem, de Português para Inglês. Agora é só enviar uma mensagem em qualquer idioma para o TBot que ele vai responder com a mensagem traduzida para inglês!

TBot realizando traduções nas mensagens.

Para uma lista completa de comandos do TBot basta digitar “tbot ?” (sem as aspas e espaço antes do ponto de interrogação). Para iniciar a configuração de idiomas novamente, basta digitar “TBot change”.
Você pode adicionar o TBot à outra conversa. Fazendo isso, ele traduzirá suas mensagens para a língua de destino, e as mensagens da língua de destino (falada pela outra pessoa na conversa) para a sua linguagem de origem (configurada no TBot).
GTalk:O processo de adição de Bots no GTalk é semelhante ao utilizado no MSN Messenger. A diferença é que ao invés de adicionar um Bot genérico que funciona para todas as línguas. Você tem que usar um Bot para cada idioma, e o Bot que traduz de “A” para “B” é diferente do que traduz de “B” para “A”.
Os idiomas disponíveis são os seguintes:


(Clique para Ampliar)



Para adicioná-los, siga estes passos:
1º: Na janela do GTalk, selecione a opção Adicionar contato.

Clique no botão Adicionar contato.

2º: Na janela que abre, insira o código do robô de tradução que você precisa. Lembre-se de que você tem que inserir depois do código o endereço @bot.talk.google.com para que o processo funcione.

Envie o convite para o bot de tradução desejado.

3º: Abra uma janela de conversação com o Bot desejado.
4º: Pronto. Agora é só mandar as mensagens na sua língua de origem e o Bot irá responder com uma mensagem contendo a frase ou palavra traduzida.

Bot traduzindo mensagens em português para inglês.

Lembre-se de que caso você não adicione o @bot.talk.google.com depois da sigla do Bot não vai ocorrer a adição correta do robô.


Fonte: Baixaki

2 comentários:

Comente com moderação...