Os jogos do Orkut copiam os jogos do Facebook

Uma coisa que venho analisando há algum tempo, é a criatividade de desenvolvedoras de jogos, principalmente as brasileiras.

A Vostu, uma das principais "desenvolvedoras" (vocês entenderão as aspas já já) de jogos sociais brasileiras, mais especificamente por criar jogos como Joga Craque, Mini Fazenda e o recente Café Mania, parece não estar usando, de fato, sua própria criatividade.

Se você já jogou algum dos jogos citados no orkut, sabe do que estou falando. Cuidar de uma fazenda, montar seu time de futebol ou gerenciar um café. Será que a Vostu teve a capacidade de criar jogos tão interessantes assim? Talvez não.

Na verdade, os jogos originaram no Facebook e criados pela maior desenvolvedora de jogos sociais do mundo: a Zynga.

A Zynga ficou famosa, principalmente, após criar seu jogo de fazenda: FarmVille. A possibilidade de criar uma fazenda, cuidar de animais, plantar sementes e colher plantações e outras coisas, além do "social" adicionado ali, prendeu pessoas por horas em frente ao computador. Mas o que a Vostu tem haver? Muita coisa.

Se vocês notarem, os jogos da Vostu (com exceção do Joga Craque) têm muito em comum com os jogos da Zynga. O engraçado é que copiam exatamente o que vêem no jogo, e sempre que lançam uma novidade, a mesma já existia na versão original.


Veja as comparações abaixo:

FarmVille e Mini Fazenda

Já joguei ambos, mas não tenho muita intimidade, logo não posso opinar bastante. Mas pelas imagens é possível notar que há uma semelhança entre eles, e estou falando da estrutura do jogo, como os menus etc.

FarmVille

Mini Fazenda


Café Mania e Café World

Costumo jogar ambos e há um plágio por parte da Vostu, já que tudo o que tem no Café World chega de tempos em tempos no Café Mania, só questão de tempo. Uma das poucas diferenças que encontrei entre eles, é que no Café Mania você não precisa preparar os pratos por ingredientes, é só escolher e cozinhar.


Café World

Café Mania


E o Joga Craque?

Aparentemente o Joga Craque foi o primeiro e único jogo que eles realmente criaram!
Pelo menos não encontrei algo do gênero no Facebook. Deve ser por isso que é o jogo com menos recursos disponíveis, diante da gama de aplicativos da Vostu.

Apesar do plágio, por um lado é bom para quem não tem conhecimento da língua inglesa, e tem à sua disposição esses jogos, em português (em compensação, não tem qualidade).

Uma coisa que achei interessante, é o caso da Mentez, outra desenvolvedora brasileira. A Mentez merece respeito, porque ela negocia com as desenvolvedoras e traz para o Brasil seus jogos, totalmente traduzido para o português. Isso sim é respeitável, porque ela tem os direitos de publicação do jogo, e o traz da forma original e correta. Como é o caso do Bola Social Soccer, entre outros.

Comentários

  1. O Joga Craque é copia do Bola Social(Playdom) que até existe uma versão no orkut... Existe ainda outras cópias... Além do Ilha dos Sonhos(Treasure Isle) existe o Vida nas Passarelas(Mentez, mesmo dono do Colheita Feliz) ,o Vila Mágica(PetVille-Zynga ou Fanglies-Playdom, embora o da Playdom seja um ataque ao da Zynga, também da Mentez), A Cidade dos Sonhos(Mentez), tentativa de cópia do Social City(Playdom)...Descobri que os jogos da Mentez são permitidos pela Playdom http://www.mentez.com/ourwork_orkut.php

    ResponderExcluir
  2. Brendo, eu também notei uma coisa:

    Alguns jogos da Mentez são licenciados pela Playdom para criação de uma versão brasileira, mas tem alguns títulos que são cópias descaradas!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Brendo,

    a plataforma do Orkut não dá base nem para 1/3 da tecnologia que pode ser desenvolvida para o Facebook. O Orkut é muito limitado, por isso os jogos tem que ser adaptados, se tornando mais fáceis e com menos recursos. Além do público alvo ser um pouco diferente.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. gente,
    vila magica é uma copia, mais copia MESMO!
    se vcs irem no facebook e ir no jogo party town vcs vão ver

    eles só traduziram e aumentaram os preços das coisas

    agora to querendo saber de onde eles copiaram o jogo vida das passarelas

    ResponderExcluir
  6. MARIADOBALDE,

    A maioria dos jogos do Orkut são cópia dos jogos para Facebook.
    O pessoal não tem criatividade, infelizmente. :/

    ResponderExcluir
  7. Agora copiaram o CityVille criando o MegaCity, olha que cara de pau... haha

    ResponderExcluir
  8. Muito boa esta matéria.
    Parabéns!!!
    É uma vergonha copiar assim na cara dura, jogos de sucesso.
    Empresas como a Zynga não vão fazer nada com relação à isso?
    Ganhariam com facilidade qualquer processo.
    Eu acabei de entrar no Megacity e é igualzinho ao Cityville, sem tirar nem pôr.
    Vou bloquear esse jogo agora mesmo, não vou dar audiência para essa empresazinha chamada Vostu.

    ResponderExcluir
  9. Eu também testei esse MegaCity da Vostu. Caramba! Só mudaram algumas coisinhas, mas o jogo é o CityVille editado! Os caras ainda deixaram o jogo bugado. Experimente colocar fullscreen, algumas coisas não aparece na tela. x.x

    ResponderExcluir
  10. A Zynga finalmente processou a Vostu:

    http://www.destroyzer.com.br/2011/08/o-inevitavel-aconteceu-zynga-processa.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente com moderação...

Postagens mais visitadas deste blog

Frases que serão as oficiais da dublagem de Counter-Strike

Naruto - The Way of The Ninja: O melhor jogo da série feito em MUGEN

Heroes Lore - Back to Soltia: Remake do primeiro jogo! [vídeo]