Tutorial: criando imagens no Photoshop com relevos que simula o 3D

Meu primeiro tutorial é um básico que ensina como criar um relevo em renders para que pareçam estar pulando pra fora do quadro, ou parecido.


Como criar uma assinatura 3D falso
Dificuldade: fácil

Requisitos: Photoshop CS5; arquivos utilizados na tarefa (clique aqui para baixar)




1. Criando um quadro

Vamos criar um novo documento.
Clique em Arquivo (File) e em Novo (New).



Escolha o tamanho desejado para o quadro. Deve ser 50px menor (em altura e largura) do que o tamanho final da imagem.
No exemplo eu utilizo um tamanho de 400x100px com fundo transparente.



Vamos agora trabalhar no fundo.
Abra o arquivo 'fundo_paisagem.jpg'.

Clique em Arquivo (File) e em Abrir (open).



Selecione a pasta onde se encontra o arquivo e clique em abrir (open).



Agora vamos selecioná-la.
Aperte Ctrl + A para selecionar a imagem inteira.

Depois de selecionada, aperte Ctrl + C para copiar.
Volte na aba que criamos anteriormente e aperte Ctrl + V para colar.





Note que a imagem que acabamos de colar é maior que o tamanho do quadro.
Vamos agora redimensionar a imagem, de acordo com seu gosto.

Aperte Ctrl + T para que as linhas apareçam.



Então, clique no quadradinho que aparece e mova para a direita segurando a tecla Shift (
Para evitar que a imagem fique torta/desfocada), afim de diminuir o tamanho da imagem.




Depois clique numa área livre da imagem e a mova para um lugar mais apropriado, como desejar.



2. Trabalhando com os efeitos do quadro

Agora vamos trabalhar com os efeitos.
Primeiro devemos recortar a imagem afim de deixá-la do tamanho do quadro atual.

Aperte 
Ctrl + A para selecionar o quadro todo, Ctrl + X para recortar e então Ctrl + V para colar novamente.
A imagem será colocada numa nova camada (layer).




Agora você pode excluir a camada (layer) inferior.
Clique com o botão direito na camada (layer) e escolha a opção 
Excluir Camada (Delete Layer).




Depois dessa etapa, já podemos trabalhar na imagem com seu tamanho final.

Clique em 
Imagem > Tamanho da Tela de Pintura... (Image > Canvas Size...)




Vamos então aumentar o quadro 
+50px+50px.

Do exemplo, começamos com 
400x100px.
No caso, aumentamos 50px em cada valor, resultando em 
450x150px.




Agora clique no 
ícone FX localizado abaixo das camadas (layer) e selecione a opção Brilho Externo (Outer Glow).




Agora altere o 
modo de mesclagem (Blend Mode) para "normal" e a cor para preto (ou uma cor de sua preferência). Depois dê OK.




3. Inserindo e trabalhando com a render

Clique em 
Arquivo > Abrir (File Open).




Localize o arquivo  '
render_prince_of_persia.png'.
Clique em 
Abrir (Open) para abri-lo.




Depois de aberta a imagem da render, vamos fazer o que já aprendemos:

Aperte 
Ctrl + A para selecionar todo o quadro, Ctrl + C para copiar.
Volte na aba da imagem que estamos trabalhando e aperte 
Ctrl + V para colar. A imagem será colada numa nova camada (layer):





Agora devemos redimensionar a render.

Como já aprendemos, você deve apertar 
Ctrl + T para as linhas de redimensionamentos aparecer, clicar no quadradinho e mover para a direita, segurando a tecla Shift. Então, coloque a imagem num local desejado.




Agora vamos colocar sombra na render.
Clique no 
ícone FX e depois em Sombra Projetada (Drop Shadow).
Na janela que se abrir - não é preciso alterar nada, somente dê OK.




Sombra adicionada.


4. Inserindo efeitos adicionais

Crie uma nova camada (layer) entre as camadas (layers) existentes.




Agora, clique na camada que criamos para deixar selecionada. A partir daí, tudo o que inserirmos será adicionado na camada em que selecionamos.

Vamos adicionar um brilho abaixo da mão do personagem.
Selecione a 
ferramenta pincel (brush tool).




Dentre os pinceis (brushs) existentes, escolha um suave de pelo menos 
100px. Escolha a cor branca para preencher.




Clique no lugar onde se encontra a mão. Como a camada (layer) em que estamos trabalhando está em baixo da camada (layer) do personagem, o efeito será adicionado em baixo.

Vamos colocar o brilho também em cima da mão do personagem.
Como já aprendemos a criar camadas (layers), crie uma nova camada (layer) acima da camada da render. Se precisar, você pode 
clicar e arrastar a camada (layer) para deixá-la em cima.

Usaremos o mesmo pincel para colorir, mas antes altere a 
opacidade (opacity) para 50%. Se preferir, já pode alterar o tamanho do pincel (brush) para 50px.




Agora escolha uma cor.
Você pode escolher a cor que desejar, no exemplo usaremos a cor vermelha.




Agora clique exatamente acima da mão do personagem.

Vamos colocar algum outro efeito. Já aprendemos a como abrir um arquivo.
Abra o arquivo de pinceis 
Lightning-Brushes-DarkDesign.abr.


Depois de aberto, volte na 
Ferramenta Pincel (Brush Tool) e escolha o tipo de pincel (brush) desejado, desde que seja da categoria adicionada. O tamanho deve ser alterado de 100px para 50px.




Clique no local onde está a mão do personagem.

O efeito será adicionado.






5. Salvando o arquivo

Agora vamos salvar.
Clique em 
Arquivo (File) e em Salvar como... (Save As...).




Escolha um local onde deseja salvar a imagem.
Não se esqueça de alterar a extensão para o formato 
.png. Se preferir, você pode alterar o nome do arquivo para qualquer um que desejar.


Obs: É importante salvar em .png, pois assim o fundo fica transparente, não implicando com o fundo do fórum ou página onde a imagem aparecerá.




Na opção que aparecer, só clique 
OK.




Obs: Se preferir, pode salvar a imagem no formato .psd para deixar tudo de onde parou, do jeito que parou. Entretanto, só é possível abrir o arquivo no próprio Photoshop.

Resultado final:



E chegamos ao fim desse tutorial.
Espero que tenham gostado!

Comentários

  1. Ficou muito bom, criei minha conta no fórum priston faz poucos dias, vou tentar fazer uma assinatura assim. XD

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