R.I.P Nokia

Depois de comprar (e elogiar) meu primeiro aparelho da Nokia, ela cai num abismo infinito fazendo-me se arrepender (ou não) de ter se tornado um servo dela.

Como alguns já devem saber, a Nokia finalmente anunciou qual seria sua estratégia para o futuro dos seus produtos.

Primeiramente vieram com a ideia de que "a Nokia não teria problema em usar outro sistema operacional caso o Symbian e o MeeGo não fosse o suficiente".
Logo depois, lançaram a ideia de que "o Symbian não está sendo suficiente para derrubar a concorrência."
E, por último, definiram que "o Symbian morrerá dentro dos próximos anos. É questão de tempo."

COMO ASSIM?

Aí tu pensa: Se o Symbian vai morrer, qual é o sistema operacional que vão utilizar nos novos aparelhos da Nokia?



Elop, CEO da Nokia, um ex-funcionário Microsoft (isso te diz alguma coisa??) resolveu fazer uma "parceria" com a empresa de onde veio colocando o sistema operacional móvel em futuros aparelhos Nokia.
E disse ainda que "o Symbian é falho. Vamos substitui-lo ao longo dos anos com o Windows Phone 7".

Nem faz muito tempo que o Symbian^3 foi lançado e já morreu, praticamente. Quem vai ser o desenvolvedor a querer criar jogos ou aplicativos para esses sistemas sabendo que o próprio "comandante" disse ser algo inútil para eles mesmos?

É como ocorreu com os jogos para PC. Uma empresa disse que "se a própria Microsoft não desenvolve jogos para sua plataforma, não é nós que devemos desenvolver". E está certo.

De acordo com o gráfico, é possível confirmar de que os aparelhos com Symbian serão substituídos para o sistema da Microsoft:



A dúvida que tenho é: TODOS os aparelhos com Symbian receberão tal atualização ou somente os novos aparelhos?

Alguns podem discordar dos meus comentários, mas vamos fazer uma pequena análise:

O sistema da Microsoft não atende muito a população senão só os EUA. A forma como ele é, é estranha demais para um sistema.
Não possui uma área de trabalho, não possui menus, não possui configurações, não possui copiar e colar, e outras coisas.
O sistema todo é como se fosse um "slide" onde as configurações são embutidas nas aplicações ao qual serve aquela configuração, e não num local específico. Isso pode se tornar mais prático quando por exemplo você quer editar o player de música e nele próprio poder fazer isso, ao invés de ir até as configurações e achar a função por lá.
Mas a estrutura não é "sólida", e o sistema se torna unicamente um aplicativo, digamos assim.



Mesmo assim, pode até dar certo.

Ei! Eu disse que pode dar certo, não que dará.
Nessa tal parceria entre a Nokia e a Microsoft contém algo que pode de alguma forma nos ajudar. A Nokia tem a total permissão de editar o sistema como quiser, então poderá adicionar ou remover recursos nele sem a intervenção da Microsoft, desde que seja para melhorar o mesmo.

Mas qual será o futuro da Nokia? Coisa boa ou ruim?



Sabe, não me importo de adotarem o Windows Phone 7, desde que façam isso sem matar os próprios sistemas. MeeGO, Symbian e talvez o Maemo já estão fora da lista da Nokia. Como podem matar três sistemas ao mesmo tempo numa única tacada? E pior, se jogar diante de algo que não é muito utilizado por ninguém, ou seja, falho.

Eles poderiam até usar Android, mas disseram: "tivemos uma conversa com o Google e até pensamos em adotar o Android, mas depois de conversar com a Microsoft vemos que parece mais vantajoso para nós usar o WP7." e depois "não vamos usar Android por não ser mais um a adotar esse sistema operacional e seguir como a tendência. Mudamos para o WP7 simplesmente para derrotar o Google."

Depois de afirmar querer derrotar o Google, seria contado como derrota querer usar o Android algum dia.
Resta aguardar como serão esses aparelhos.

Na comunidade oficial da Nokia onde criaram um tópico sobre o anúncio disso, muita gente mostrou sua revolta dizendo até que seu aparelho Nokia é o último dessa empresa. Então um oficial da equipe foi lá e disse que "a Nokia não abandonará o Symbian. Apesar dos planos de usar o Windows Phone 7, virão muitos aparelhos com Symbian e continuaremos desenvolvendo para ele. Ele se mantém sendo um sistema da Nokia e sempre será um de nós."
MENTIRA! Como um funcionário brasileiro da Nokia pode desmentir o que o CEO disse? Mas mesmo assim, a esperança é a última que morre! \o/

Enquanto isso, ficarei no aguardo de novidades sobre a Nokia e também da Sony Ericsson, que recentemente anunciou o novo produto Xperia chamado de Xperia Play, um smartphone + console de videogame num só aparelho. Confiram o vídeo:



Se quiser saber da morte do Symbian, da burrice da Nokia ou qualquer outra coisa, confira as notícias diretamente no Baixaki:

Diretor executivo não vê problema em adotar outro SO
Presidente da Nokia afirma que a empresa está atrás da concorrência, e que mudará diretrizes
Nokia deve abandonar o Symbian e migrar para o Windows Phone 7
Nokia e Microsoft se unem em parceria inédita
Nokia espera grandes transformações nos próximos anos
Symbian: O fim está próximo
Conceito do Windows Phone 7 da Nokia é revelado

Comentários

  1. Oooi, achei o seu site por acaso pelo google pesquisando sobre o nokia 5530 estar saindo das lojas, e simplesmente adorei seu blog, parabéns, as materias sao completas e entretidas, ta nos favoritos ja :D
    ps: nada ver seu celular ser rosa u.u

    ResponderExcluir
  2. obrigado simone!

    estava um pouco parado esses últimos meses, mas espero que meu blog ainda esteja em seus favoritos! :*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente com moderação...

Postagens mais visitadas deste blog

Frases que serão as oficiais da dublagem de Counter-Strike

Naruto - The Way of The Ninja: O melhor jogo da série feito em MUGEN

Heroes Lore - Back to Soltia: Remake do primeiro jogo! [vídeo]