08/08/2011

O inevitável aconteceu: Zynga processa Vostu

Sabia que isso iria acontecer.

Lembram quando falei sobre a Vostu estar copiando os melhores jogos da Zynga? Pois então. Dessa vez, com o lançamento do MegaCity pela Vostu, pareceu mais provável que eles copiam os jogos da Zynga.

O pior é que eles copiam literalmente, ao invés de inspirar-se somente. Pegam o código inteiro e editam como quiser. Assim como vocês podem ver na imagem abaixo, a estrutura é idêntica, mudando somente o layout:


A Vostu vem copiando a Zynga há tempos, mas só agora entraram com um processo.

Vejam um trecho da materia no G1:
A justiça brasileira concedeu liminar a favor da empresa Zynga, dona dos games sociais "Farmville" e "Cityville", determinando que games da Vostu como "MegaCity" e "Café Mania" sejam retirados do Orkut.
A Vostu afirmou que "não removerá seus jogos do Orkut ou do Facebook".
Na quarta-feira (3), a Zynga entrou com um processo no Brasil contra a Vostu por violação de direitos autorais de games e concorrência desleal com base na cópia de quatro jogos da Zynga feita pela Vostu.


A companhia pede que a Vostu e o Orkut, do Google, retirem os games "MegaCity", "Café Mania", "Pet Mania" e "Vostu Poker" do site. Caso a Vostu não cumpra a determinação em até 48 horas, deverá pagar multa diária de R$ 20 mil.
Em comunicado, a Zynga disse que "está contente que o tribunal tenha revisado as evidências e encontrou base para emitir uma liminar exigindo que a Vostu e o Orkut, do Google, encerrem a distribuição de quatro jogos da Vostu – 'MegaCity', 'Café Mania', 'Pet Mania' e 'Vostu Poker' – ou sejam multados pelo tribunal". O valor da ação preliminar é de R$ 1,5 milhão.
Procurada pelo G1, a  Vostu afirmou que os jogos seguirão "inalterados" e que os jogadores brasileiros não têm "qualquer motivo para preocupação". A companhia afirmou ainda que "está defendendo-se agressivamente da Zynga, uma empresa estrangeira que quer conquistar espaço de mercado por meio de estratégias baratas e tenta explorar o sistema judiciário ao invés de buscar a competição justa".
Em e-mail enviado ao G1, o conselheiro geral da Zynga, Reggie Davis, disse que "inspirar-se os jogos da Zynga é uma coisa, copiar partes fundamentais do produto, sua estratégia de negócio, marcas, entre outros quesitos é muito diferente". Ele termina, dizendo que a Zynga "reconhece a Vostu como uma empresa de games sociais, mas que a tentativa de violar os direitos autorais é contra a lei".
saiba mais
Zynga processa brasileira Vostu por plágio em game
Empresa reage e processa dona de 'Farmville'
O processo é similar ao aberto contra a Vostu nos Estados Unidos. A Zynga alega que foi copiada em ideias, conceitos, modelo de negócios, design e até em erros dos games.
De acordo com o site TechCrunch, a Zynga, no processo registrado em uma corte da Califórnia, nos EUA, mostra imagens que comparam os games que estão no Facebook e no Orkut das duas empresas. A produtora de games de sucesso nas redes sociais também já enfrentou processos similares, mas alega que até um erro de "Cityville", em que construções gobvernamentais não precisam estar próximas das ruas para funcionar, está em "MegaCity".
G1.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente com moderação...