Você já pensou em usar o TweetDeck?

Você já parou pra pensar que geralmente perdemos parte do nosso dia nas redes sociais, como Facebook, Twitter, ou até mesmo outros meios como YouTube, Blogger, etc? Você pode não ser uma pessoa assídua nisso, mas que numa parte você se encaixa. E nesse sentido, apareceu o TweetDeck. Economizando mais da metade do seu tempo ao fazer algum tipo de atualização.

O TweetDeck atua há vários anos, e sempre vem ganhando espaço entre os usuários por sua facilidade de uso e uma gama de opções que ele oferece. Me lembro que não gostei da primeira vez que o utilizei, e logo em seguida o desinstalei. Mas depois de um tempo, eu comecei a necessitar de programas assim e então o reinstalei novamente e estou com ele, e gostando muito, até hoje.

Mas o que é o TweetDeck afinal?



O TweetDeck é um atualizador de redes sociais, um agregador por assim dizer. É possível adicionar quantas contas quiser dos mais variados serviços sociais, como Facebook, Google Buzz, Foursquare, LinkedIn e outros.
Com ele, você escreve a atualização uma única vez, então é só selecionar as contas ao qual você deseja que a atualização em questão seja enviada.
O TweetDeck está disponível para diversas plataformas, como Desktop (seja Windows, Linux ou Mac) através do Adobe AIR, Google Chrome, Android e iPhone. E isso é só o começo, quem sabe um dia teremos também uma versão para Symbian, certo?

Muito mais que atualizar, o TweetDeck possui funções que melhoram o seu uso e praticidade em fazer certas coisas, o que diminui o tempo em que você normalmente usaria para fazer cada uma delas, sem ele.

Vamos rever os principais recursos que o TweetDeck oferece, e o porquê dele ser tão bom:

Multiplataforma





Qual dispositivo você usa? Um computador com Windows ou Linux? Ou talvez um Mac? Provavelmente você possui um smartphone. Ele é um iPhone ou um Android? Não se preocupe, independente da sua resposta, você não estará de fora. O TweetDeck é compatível com todas as plataformas que eu citei. E você terá a mesma experiência de uso, independente de qual delas você esteja usando.

E mais: recentemente foi lançado uma versão de testes chamada de TweetDeck Web. Baseada na versão para Google Chrome, você pode entrar com sua conta a partir de qualquer navegador!

E se você quer compatibilidade com o recente Google+, não se preocupe. Como provavelmente será, e está sendo, um serviço muito utilizado pelo público, não descarto a ideia de que vão sim fazer isso, mas talvez depois que o serviço estiver totalmente disponível ao público.


Atualização múltipla



Que tal escrever um "olá" para seus seguidores do Twitter e, ao mesmo tempo, aos seus amigos do Facebook? Então é só marcar as contas que quiser e escrever. A atualização será enviada para todos os serviços selecionados, na mesma hora.

Recurso auto-completar de nomes



Um dos recursos que mais gostei no TweetDeck é o auto-completar. Sabe quando você precisa mandar aquela mensagem direta ou um reply para um seguidor seu, mas só lembra as primeiras letras do seu apelido? É aí que o recurso aparece. Quando você digita um arroba @, o programa automaticamente reconhece que você quer mencionar alguém, então logo após escrever uma letra qualquer, ele começa a exibir os resultados em questão. Particularmente isso já me salvou muitas vezes, quando eu precisava buscar por alguém e não lembrava seu apelido no Twitter, então prevenia que eu buscasse em menções ou mensagens bem antigas, onde a rolagem seria longa.

Pré-visualização interna de perfis e mídia



Outro recurso muito importante é o preview. Você pode ver vídeos, fotos ou até mesmo perfis de usuários diretamente do TweetDeck. Outro recurso muito útil, quando você, por exemplo, no caso dos perfis, quer saber somente alguma informação mínima, ou então ver os últimos tweets de alguma pessoa e não vê necessidade de abrir um site específico para isso - você pode visualizar diretamente de lá. Ou então quando um seguidor posta um vídeo ou foto e você acaba pulando a parte de carregar, além da foto, o site completo onde ela foi hospedada. É ou não é economizar tempo (e banda)?

Organização de colunas e colunas personalizadas



Nada melhor que você poder manter tudo organizado, da sua forma. Além do mais, poder adicionar o que você quiser, da sua forma. E este é o TweetDeck. Você pode adicionar quantas colunas quiser, da categoria que desejar. Coluna exclusiva para postagens no Mural do Facebook, menções ou mensagens diretas do Twitter de uma conta específica, ou de todas numa só coluna? Você decide!
Isso realmente é perfeito!
E também, se você faz uma busca sobre cachorros no Twitter, pode, se assim desejar, salvar a busca como uma coluna, e sempre que o termo receber novas atualizações, a coluna será atualizada. Você também pode ordenar as colunas, à seu gosto.

Envio e compartilhamento de mídias



Você pode enviar fotos ou vídeos diretamente da caixa de escrever. No caso do TweetDeck Chrome, você  faz isso num clique. No TweetDeck Desktop, é só arrastar a mídia para lá. Além do mais, assim como as atualizações, você pode enviar para uma ou mais contas de uma só vez.

Tradução em um clique

Outro recurso que geralmente uso é o de Traduzir. Você quer seguir atualizações de pessoas da Arábia, Japão, Rússia ou qualquer outro país que escreva de um jeito um pouco, digamos, difícil de se ler? Com o TweetDeck, não há problemas. Em um clique, é possível traduzir cada tweet para o seu idioma, usando a melhor ferramenta de tradução que existe na internet: o Google Tradutor. Com isso, não é mais preciso copiar o texto em questão, abrir uma página da web de algum site tradutor e fazer o processo. Quê isso! Você tem tudo em mãos.

Integração e sincronização

Um dos últimos recursos que vou comentar é a integração. Você usa o TweetDeck Desktop mas quer um espaço adicional em disco, só que, ao mesmo tempo, não quer deixar de usar o TweetDeck? É só migrar. Você pode, por exemplo, começar a usar o TweetDeck Chrome, um aplicativo exclusivo para o navegador do Google, e você é capaz de importar todas suas configurações e contas, diretamente do TweetDeck Desktop. Sem contar a sincronização com sua conta do TweetDeck, onde é salva todas as informações. Se por acaso você precise instalar o TweetDeck em outro computador, você não perderá nada. É só entrar com sua conta TweetDeck e receber tudo direitinho, exatamente como era/é em todos os outros lugares.

Oficial do Twitter

A última, não menos importante, é a notícia da compra do TweetDeck. O Twitter, vendo o grande crescimento do TweetDeck e seu poder e flexibidade, resolveu comprá-lo. Agora veremos como vai ser o papel dele diante do site oficial.

---

Então, este é o TweetDeck. Há mais de um ano o uso, todos os dias, como meu "atualizador" principal.

Outra coisa importante, é que ele está disponível em português do Brasil. E eu fui um dos tradutores ativos da versão Air e o site oficial. No caso da versão Chrome (consequentemente, a Web), fui o único a traduzir por completo (então já sabem, se virem algum erro de tradução, que jogue a primeira pedra... em mim!)

Se você gostou, pode usar também!

Veja o site oficial, ou baixe a versão mais recomendada pra você:

TweetDeck Desktop (Win, Mac, Linux): http://www.tweetdeck.com/desktop/
TweetDeck iPhone: http://www.tweetdeck.com/iphone/
TweetDeck Android: http://www.tweetdeck.com/android/
TweetDeck Chrome: http://www.tweetdeck.com/chrome/
TweetDeck Web: https://www.tweetdeck.com/api/webbeta/

Comentários

  1. Eu baixei o TweetDeck mas está em inglês, o que faço para colocar em português?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente com moderação...

Postagens mais visitadas deste blog

Frases que serão as oficiais da dublagem de Counter-Strike

Naruto - The Way of The Ninja: O melhor jogo da série feito em MUGEN

Heroes Lore - Back to Soltia: Remake do primeiro jogo! [vídeo]