Nova atualização v40 para Nokia 5530 e v60 para 5800 lançadas, saiba como instalar!

Eu havia percebido que não tinha postado ainda sobre as novas versões para os clássicos e eternos aparelhos Nokia 5530 e 5800, então resolvi fazer isto agora.

Faz um tempo que a Nokia anunciou as atualizações para alguns aparelhos S60v3 e S60v5 (como foi dito aqui), e no caso todos tinham sido atualizados na data, exceto os aparelhos 5530 (o meu), 5800 e X6.

Depois do atraso, eu analisei o porquê da empresa demorar um tanto para atualizá-los.

Quando a atualização foi anunciada, alguns aparelhos já haviam sido atualizados, e contavam com várias melhorias - que incluía um novo navegador, este com o visual do Symbian Anna (foto abaixo).



Porém, recentemente o C6 recebeu mais uma atualização além da anunciada, e vimos que ela trouxe consigo uma nova versão do navegador, este com uma barra na parte inferior, similar ao visual do Symbian Belle. Incrivelmente, mais ou menos uma semana depois, a atualização saiu para o Nokia 5530 e Nokia 5800, com esta mesma novidade.



O que se pode entender é que a Nokia deve ter pensado em nós, trabalhando um pouco mais para trazer ao menos o navegador mais atualizado que os outros aparelhos. O X6 ainda não foi atualizado, mas será em breve.

E aqui vai a lista de alterações oficiais: 
Nokia 5530 v40.0.003 | Nokia 5800 v60.0.001
- Nova versão do navegador, 7.3.1.33
- Novo método de desbloqueio do aparelho "Deslizar para desbloquear"
- Suporte para domínios internacionais (IDNs) e caracteres Arábicos/Chineses
- Ovi Contatos removido
- Diálogo ao conectar USB; alterado de "PC Suite" para "Ovi Suite"
- Aprimorações no desempenho e estabilidade dos aparelhos
Em contradição ao que foi anunciado, não atualizaram o Maps para a nova versão (há boatos que somente no 5800), não incorporaram o QT, além da falta dos emoticons e novo player com suporte à letras de músicas.

Instalei a atualização logo após o anúncio, porém só estava disponível via OTA. Como deu erro na instalação, tive que reinstalar a firmware v32 novamente, para só então atualizar para a v40 pelo aparelho. Desta vez, a instalação demorou mais um pouco, mas obteve sucesso.

A primeira coisa que testei foi o desempenho. Percebi que ficou muito mais rápido ao passar pelos menus ou girar a tela horizontalmente.

Logo depois, fui testar o navegador e me surpreendi. O navegador anterior era, literalmente, uma porcaria. A melhor parte é que aqueles botões chatos que não podiam ser fechados (fechava-se automaticamente) e a lentidão simplesmente sumiram. Tentei abrir uma página e ela foi carregada na hora, no momento em que a acionei. Estava usando wi-fi, mas mesmo assim a versão anterior demorava apenas pra começar a carregar, além de ter que carregá-la.

O Ovi Contatos foi realmente removido e o Slide to Unlock funciona que é uma beleza. O antigo diálogo "use a chave lateral para desbloquear a tela" sumiu, já que quando você aperta o menu, ele exibe o desbloqueio pela tela. Percebi também que foi removida a vibração que tinha antes ao bloquear a tela através da chave lateral, o que economiza mais bateria.

Uma coisa que achei estranho é renomearem o diálogo "PC Suite" para "Ovi Suite" ao conectar o USB, ao invés de "Nokia Suite", como é chamado agora o novo serviço.

Fiquei chateado por não vir os emoticons e o novo Maps, apesar de não usá-lo tanto. Quanto ao music player com suporte à letras, é possível instalar um .sis que o mantém atualizado.

A atualização já chegou pra você?

Um motivo que faz com que a atualização não esteja disponível pra você, é o código do produto (ou product code, como é conhecido). Este código define onde seu aparelho foi fabricado, e se ele é subsidiado ou não (de alguma operadora).


No caso do Nokia 5530, o product code oficial da Nokia no Brasil é o 0577481, o mesmo que utilizo. Originalmente o meu era outro, já que comprei um branco/rosa edição Little Joy.


Saiba que se você comprou seu aparelho em alguma operadora, é provável que a atualização nunca chegue pra você, ou demorará muito tempo pra isso ocorrer. Devido às personalizações que seu aparelho possui, uma nova versão só é liberada quando essas mesmas personalizações são adicionadas à nova versão.


De qualquer forma, vou ensinar-lhes como atualizar seu aparelho e alterar o product code, tudo ao mesmo tempo. Porém vou me basear no Nokia 5530.


Aviso: No caso do Nokia 5800, é só seguir o tutorial normalmente, mas não deve usar o mesmo product code escolhido para o Nokia 5530, e baixar os arquivos referentes ao seu aparelho. Como o tutorial é baseado no 5530, sempre citarei o product code 0577481. Quando isso ocorrer, utilize dos seguintes códigos:


Se você possui um Nokia 5800 RM-356: product code 0577445
Se você possui um Nokia 5800 RM-428: product code 0561619


Antes de começar, saiba que se seu aparelho estiver na garantia ainda, alterar o product code irá fazer você perdê-la. Se mesmo assim você estiver interessado, vamos começar instalando o Navifirm, ele é capaz de baixar firmwares dos aparelhos Nokia.


Faça o download do Navifirm no site oficial e execute-o (não é necessário instalar).


Procure pelo Nokia 5530 na primeira lista (products), a versão v32 na segunda lista (releases) e a firmware referente a versão do pc 0577481 - como descrito acima - na terceira lista (variants). Na quarta lista (files), serão exibidos os arquivos da firmware. É necessário baixar todos eles, como mostra a imagem abaixo. Se preferir, você pode filtrar os resultados digitando nas caixas de texto da parte inferior.






Por padrão, os arquivos vão parar na pasta "fw/0577481", na pasta raiz do Navifirm.


Agora, baixem um programa chamado JAF, ele inclui o emulador PKEY (pesquisem no Google por ambos termos que vocês encontrarão). Instale o JAF normalmente (e seus drivers) e após, abra o executável do PKEY e clique RUN. Se caso não iniciar, vá nas propriedades e coloque em modo de compatibilidade para o Windows XP ou Windows Vista (exceto se você usa o XP).


Crie uma pasta no diretório C:\Program Files\Nokia\Phoenix\Products\RM-504 (no caso do 5800, substitua o "RM-504" pelo RM do seu aparelho) e coloque todos os arquivos baixados lá dentro. Com o PKEY aberto, vá até a guia BB5 e desmarque a opção "CRT 308", e em seguida marque as opções "Dead USB", "Manual Flash" e por último "Use INI". Esta última abrirá uma janela mostrando vários aparelhos. Procure pelo Nokia 5530 e dê OK. Automaticamente, o programa reconhecerá os arquivos colocados na pasta RM-504 e estará tudo pronto para instalar.


Se caso o Nokia 5530 não aparecer na lista, você precisará substituir um arquivo de texto que se encontra na pasta raiz do JAF (a pasta ODEON em Arquivos de Programas). Vocês podem baixar este arquivo neste link.


Quando os arquivos forem selecionados, marque a opção "Change also product code", acima do nome da firmware. Se você fez tudo certo, ficará mais ou menos assim:



Devido marcar a opção "change also product code", que significa "alterar também o código do produto", o JAF automaticamente, além de instalar a firmware, altera o product code para a mesma dos arquivos.


Se vocês notarem na imagem de exemplo, o product code ali é 0583715, já que eu estava instalando uma firmware personalizada e não a oficial. No caso de vocês, deverá estar ali marcado 0577481 (no caso do 5530).


Não esqueça de fazer as mudanças como descrito na imagem e, por último, conecte o celular desligado via USB e clique no botão flash. Aparecerá uma mensagem de alerta, aceite esta mensagem e segure por 2 segundos o botão de ligar do aparelho (só não o deixe ligar!), para que o JAF o reconheça. Talvez seja necessário a instalação de alguns drivers que o próprio Windows o faz. Se isso acontecer, aguarde a instalação e faça o último procedimento novamente.


Se tudo der certo, seu aparelho iniciará normalmente. Caso fique numa tela branca, é só remover e recolocar a bateria e ligar o aparelho. Depois disso, vá no discador e digite *#0000# e procure por novas atualizações. Seu aparelho irá solicitar a nova atualização, aceite-a e aguarde a instalação!


-


Quero dizer que também, em breve, lançarei uma versão personalizada desta firmware para os aparelhos Nokia 5530, com o visual do Symbian Belle. Então, aguardem! =)

Comentários

  1. Troquei o product code do meu aparelho com sucesso. Ao digitar *#0000# e pedir para verificar atualizações, ele encontra a v40.0.003 com 6553KB, baixa e pergunta se quero instalar agora. Aceito e ele confirma a reinicialização do aparelho. Na hora em que ele religa, aparece a seguinte mensagem:
    "O telefone não foi atualizado. O pacote de atualização não é compatível com o telefone. Entre em contato com a operadora."
    Qual seria o problema?

    Obs: A versão personalizada do software é 32.0.007.C01.01

    Abraços e obrigado pelo post, ajudou muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bom esse tutorial deu tudo certo agradeço

      Excluir
  2. Rhuan: tive esse mesmo problema, porem reinstalei a V32.0.007 pelo Ovi Suite, depois disso consegui atualizar pra V40.0.003 pelo OTA "*#0000#".

    Depois de ter reinstalado o Ovi Suite também, onde o meu estava dando erro.

    Destroyzer: poderia só remover alguns app's da firmaware V40, tirar os dois jogos que vem (bouce e RT GR), dicionario se der, myspace algo do tipo... ia ficar filé.

    Show o Tutorial, abraços

    ResponderExcluir
  3. giulianooliver,

    Sim, farei isto na nova versão. Obrigado pela sugestão!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado julianooliver pela dica,
    hoje de manhã apareceu no NaviFirm a v40, aí instalei pelo JAF mesmo. Agora testarei na nova versão =D

    ResponderExcluir
  5. Vitor.
    Não consigo fazer com que o JAF reconheça o telefone naques segundinhos em que devo segurar o power apertado sem ligar o telefone...é pra aparecer algo??Como faço?? quando executo o JAF aparece um erro dizend:"erros box driver not installed"...deve ser por isso??? grato

    ResponderExcluir
  6. Vitor (Odhin),

    no momento em que deve apertar o botão power, aparecerá uma mensagem na parte de baixo, escrito "phone found" ou algo similar. Quanto ao erro, isso não tem problema pois é um erro que ocorre em versões antigas, porém não interfere. De qualquer forma, tente baixar uma versão mais recente, pesquisando por números mais elevados no Google (se caso utiliza a versão 1.8 por exemplo, pesquise 1.9 e assim por diante).

    -

    Saiu a nova cfw Symbian Belle v40 para 5530:

    http://www.destroyzer.com.br/2011/11/download-firmware-symbian-belle-version.html

    ResponderExcluir
  7. Opa, Destroyzer...Tudo OK!
    Usei a versão do JAF, NAVI igaual as que aparecem nas figuras utilizadas no seu tutorial. Minha fw era original v32.0.007 e meu celular é OI Little Joy(é assim q escreve?), fiz todo esse procedimento e derrepente em uma outra porta USB do pc....funcionou, troquei o CProduto (mas minha porta USB usada antes ta funcionando normal), daí atualizei ele pelo celular mesmo através de WIFI via OTA, baixou tudo certinho e apareceu aquele erro que não é compatível....mas copnsegui instalar com o Ovi Suite....Obrigadu pela atenção e fica aí meus parabéns pelo seu ótimo tutorial...abraços

    ResponderExcluir
  8. Odhin,

    Obrigado pelo elogio!

    Sempre que possível tentarei trazer mais tutoriais deste tipo para todos! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigado deu tudo certo, quando fica na tela testmode, e só vc usar o phoenix, e colocar normal mode, o telefone renincia ai e só colocar hora e data, pais, cidade, e pronto, utiliza, o celular se morre, e só usa o phoenix ele tbm reviver o celular muito obrigado mesmo continue sempre assim, postem +

      Excluir
  9. Cara perfeito.

    Já tinha utilizado a Jaf mais nunca tinha utilizado o Navifirm e nem sabia muito sobre o product code. Celular atualizado e funcionando perfeitamente. Vou utilizar por alguns dias e depois instalarei a sua versão custom para poder analizar.

    ResponderExcluir
  10. aew kra estou fazendo tudo certo mais não consigo conectar o celular sempre fica: Searching for phone...Not found!!! oq eu faço ?
    Espero resposta abredeço desde já
    Vlw...

    ResponderExcluir
  11. Eric, você está segurando o botão de ligar até o Windows notificar que um novo dispositivo foi conectado?

    E se caso não estiver mesmo dando certo, tente reinstalar o JAF ou então instale o Nokia Suite, pois pode ser problemas no driver (o Nokia Suite instala os drivers).

    Pode ter ocorrido que, na instalação dos drivers pelo JAF, aparecem telas vermelhas perguntando se você tem certeza de que quer instalar os drivers e você ter clicado em não por medo, mas é só instalar normalmente!

    ResponderExcluir
  12. Ate q enfim conseguir reiniciei o pc e deu certo
    mais não apareceu nenhuma atualização pelo cell(via ota)
    Sera q se eu estalar pelo novifirm fica de boa???
    Vlw destroyzer tuto nota 10

    ResponderExcluir
  13. estou com um problema
    Eu consegui instalar a nova atualização alterando o product code e depois instalando-a mas agora eu só consigo usar o aparelho no modo desconectado.
    É que toda vez que eu coloco o chip e ele tenta acessar a rede, ele reinicia. Aí fica nesse loop, a não ser que eu tire o chip.
    O que eu faço?

    ResponderExcluir
  14. Olá tenho um 5530xm e quero atualiza - lo, tenho a v32 e quero atualiza - lo para v40,li seu tutorial, baixei o NaviFirm e onde em seu tutorial você coloca em (releases)32.0.7 coloco 40.0.3 que é a que quero atualizar, jah que tenho a v32. Fiz certo? Seu tutorial é muito bom, um dos melhor q vi ate agora, mas percebi que você começa a falar da v40, e, no meio do tutorial, fala somente da v32, pode me explica esse ponto? Somente exemplo ou algum problema? E outro .. Ao final você diz que apartir dai e somente digitar *#0000# e procurar por atualizações e instala - lás, ou seja, o processo anteriormente descrito e somente para mudar o product code, não é para instalar a atualização v40 já ? meu 5530xm é desbloqueado, não comprei em nenhuma operadora,comprei pela internet, atualizei a primeira vez de v30 para v32 pelo celular mesmo (via OTA )wi-fi, e desde que soube que saio a v40 quero atualiza -lo, venho verificando atualizações todos os dias no próprio celular ( via *#0000# ( verificar atualizações ))e não acha a v40 ( nenhuma atualização disponível )

    ResponderExcluir
  15. Procurei no site da nokia e também não achei, lá diz q a ultima atualização para nokia 5530 e a v32. Se puder me ajudar fico muito grato !! abraços , espero resposta !!! e-mail:marcos_000_@hotmail.com .

    ResponderExcluir
  16. eric,

    talvez você já tenha instalado a nova versão! Veja em *#0000# no aparelho. Se estiver v40 está atualizado. Se não, talvez vc não tenha alterado o product code!!

    lucas,

    tente fazer um hard reset com *#7370# e coloque a senha 12345.

    mullerr,

    sim, pode baixar diretamente do Navifirm a v40 e instalar (dispensa o *#0000#). É que este tutorial foi feito quando a v40 ainda não estava disponível no Navifirm, somente via OTA. Então vc pode baixar a v40 no Navifirm (pc 0577481) e não esqueça de marcar a opção "change also product code"!

    E sobre o site da Nokia, ele está desatualizado! :S

    ResponderExcluir
  17. Bom dia galera, fiz uma busca e encontrei um JAF com suporte pra win7 pro, porém, quando clico em go ou run aparecem alguns erros de dll não encontrado e no JAF aparece a mensagem que não não oferece suporte pro win7, vocês conhecem alguma outra versão ou extensão compatível com o win7?

    ResponderExcluir
  18. Wellington,

    você instala o JAF, porém não executa ele e sim o Emulador PKEY (um programa de ícone azul)! Provavelmente ele já veio junto com o JAF.

    E caso der erro também no PKEY, coloque-o em modo de compatibilidade com o Win Vista ou Win XP.

    ResponderExcluir
  19. OK . OBRIGADO PELA DICA .. IREI TENTAR ..
    ABRAÇOS BROTHER ..
    100% ... CONTINUE ASSIM ...

    ResponderExcluir
  20. DESTROYER .. ONDE VOCÊ DIZ PARA BAIXAR TODOS OS ARQUIVOS EXIBIDOS .. EXISTE TRES ARQUIVOS NÃO SELECIONADOS PARA BAIXAR ... TEMOS QUE MARCÁ - LOS E BAIXÁ - LOS TAMBÉM ..
    ABRAÇOS ..

    ResponderExcluir
  21. A ATUALIZAÇÃO V40 DO TUTORIAL PARA O NOKIA 5530 JA VEM EM PORTUGUÊS ??? ASSISTI ALGUNS VIDEOS DO YOUTUBE E APARECEM EM INGUÊS ??

    ResponderExcluir
  22. BAIXEI MEUS ARQUIVOS NO NAVIFRM E NÃO SEI ONDE FORAM PARAR ??? NÃO ACHO ELES ??? ONDE ESTÃO ?? SELECIONEI TODOS E FIZ DOWNLOAD COM O DESTINO Q JAH VEM PRE DEFINIDO, MAS NÃO ACHO, O QUE FAÇO ???

    ResponderExcluir
  23. Deve-se marcar todos os arquivos (o arquivo do cartão de memória é opcional).

    Os arquivos baixados vai para a pasta do Navifirm/Fw/*product code*.

    ResponderExcluir
  24. Maninho, adorei o tutorial! Depois de muito tempo, consegui atualizar o meu nokia 5530... Como dito, o novo navegador é muito massa!! Gostei da atualização.. \o ... valeeu!

    ResponderExcluir
  25. Olá,

    Baixei várias versões do JAF, porém, nenhuma é igual a sua e todas as outras além de serem diferentes, apresentam erros...

    Você não conseguiria disponibilizar a sua versão em algum link para download ou via e-mail?

    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  26. Qual tipo de erro, Bruna?

    Se for o de driver, é só "instalar mesmo assim" em todos. E na hora de executar, você, de forma alguma, abre através dos atalhos criados pelo JAF e sim pelo emulador PKEY!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara seria bom se você disponibilizasse o link do programa que voc~e usa no tutorial do JAF porque a janela do meu ta diferente do seu. Já instalei os drives todinho ignorando umas mensagens lá e coloquei a opção de compatibilidade com o windows XP. Porque o meu tá diferente? Desde aí nao conseigo prosseguir no tutorial sendo que já baixei várias versões do JAF. Me dá um help cara :}

      Excluir
  27. No meu nokia 5530 a Key Code é 0590965 e o sistema é 31.0.5. Quando tento atualiza-lo pelo "Phone Software" (aquele programinha de atualização de icone verde com uma setinha) mostra essa versão citada nessa pagina (v40.0.03) porem no canto fica um ponto de esclamação e não atualiza. Sabe o problema? Vai precisar fazer seus passos pra mudar a key?

    obs: Ainda não tentei atualizar pelo wifi, pois não consegui nenhuma rede que eu tenha acesso.

    ResponderExcluir
  28. Estou com probleminha, eu consigo chegar até a parte que tem que clicar no "Use INI". Ai eu escolho o Nokia 5530, ai depois disso não acontece mais nada :(
    o "change also product code" fica inativo, não aparece nada la =/
    os outros procedimentos de antes fiz td certinho, mais qnd chego nessa parte eu travo, não consigo sair daí.

    O que eu Faço???

    ResponderExcluir
  29. Obriga mam..... gostei muito..

    ResponderExcluir
  30. Estou tendo problemas na hora de escolher meu aparelho na lista que aparece quando vc clica em "Use INI", não aparece lista nenhuma, não apenas meu modelo que não aparece.
    Ai fiz como indicado no tutorial e baixei o arquivo, substuti pelo que estava na pasta raiz do JAF, e ainda assim não aparece lista quando clico em "Use INI".

    Poderia me dar uma dica do que pode estar errado?

    ResponderExcluir
  31. ja baixei varios jaf mas nao hora de instalar o pkey o instalador some o q faço?

    ResponderExcluir
  32. Olá destroyer curti mto o tragbalho que vc faz com as cfw's, estou traduzindo a versão anna do symbiam latino..consegui realizar tda atradução, mas os botões opções e sair, aparecem como um simbolo meio estranho..gostaria de saber se você pode me ajudar com esse bug?

    ResponderExcluir
  33. Thiago,

    Troque a fonte pois a mesma está configurada para funcionar com o mod Symbian Belle e por isso causa este erro.

    ResponderExcluir
  34. E como posso fazer isso.....em que arquivo edito a fonte?É minha primeira tradução

    ResponderExcluir
  35. Dentro da pasta resource\fonts (no ROFS2) você encontrará os arquivos da fonte. Você deve conseguir outros destes arquivos e colocar no lugar. Você consegue em vários fóruns Symbian.

    ResponderExcluir
  36. eu consegui 14 fonts que retirei do roofs de um symbian anna original..porém minha partição já está esgotada, se retiro o idioma ingles ainda assim não consigo espaço e quando façao o flash sem o idioma ingles, ele não inicia o sistema, da um erro aparece os botões e tal que estavão faltando, mas percebi que se excluir a fonts original e trocar pela novas o erro aparece nos nomes das pasta.. alguma solução pra quando isso acontece?

    ResponderExcluir
  37. E eu ja havia tiradoo idioma latino tb...ainda assim não consegui espaço suficiente pra manter tds as fontes, não sei oq mais posso excluir sem interferir no funcionamento

    ResponderExcluir
  38. Estou tendo o mesmo problema do Nebel Spieluhr.
    Tbm já troquei o arquivo como indica o tutorial, mas ao clicar no USE Ini a lista aparece vazia.

    ResponderExcluir
  39. Entre no meu outro blog: http://nokiawareblog.blogspot.com/ , nele eu ensino a como traduzir firmwares.

    Quanto a não aparecer os aparelhos no use ini, tente pegar outro arquivo nok 4 models .ini, só pesquisar no Google que você encontra.

    ResponderExcluir
  40. è o seu tutorial que me ajudou até aki ..eu ja estava utilizando, até onde vc ensina fiz td correto, o p´roblema que estou percebendo é q na pasta fonts, não posso excluir as fonts que ja estão lá, e nãoe sta tendo espaço suficiente na partição para colocar todas as fontes necessarias..estas aki foram as que eu consegui:
    arial.ttf
    arialbd.ttf
    Cour.ttf
    courbd.ttf
    georgia.ttf
    georgiab.ttf
    nosnr60.ttf
    nssb60.ttf
    nstsb60.ttf
    times.ttf
    timesbd.ttf
    verdana.ttf
    verdanab.ttf
    S60ZDIGI.ttf
    SpecialTypefaces.txt

    Quando adicionei elas retirei as fontes ja existentes ae apareceu normal no menu o "opções" eo "sair", porem o restante desconfigurou

    e coomo disse quando tento adicionar tds mantendo as originais junto com o arquivo lang que extrai da versão 40 em portugues e os arquivos que vc disponibilizou eles excedem o tamanho da partição...se puder me ajudar?????

    Ainda não tentei tretirar as fontes do arquivooriginal de onde retirei o .lang..será que pode funcionar??????pode ser este o erro?

    ResponderExcluir
  41. Boa noite.
    Eu procurei outro arquivo, mas aconteceu o mesmo problema.
    Pelo que eu entendi o programa não está encontrando o arquivo, vou colar a mensagem de erro abaixo...

    "Searching for default location of ini...
    Checking path: \Products\\
    Searching for JAF saved location of ini...
    Checking path: *.vpl\
    No ini files found..."

    Não tem como pelo programa achar o caminho do arquivo, talvez então tenha como configurar o caminho em algum outro arquivo do programa, o que salva as configurações do programa.

    ResponderExcluir
  42. ahh e desde já quero parabeniza-lo pela cfw belle estou usando e esta muito boa msm!!!!

    ResponderExcluir
  43. Thiago,

    Estas fontes são do Symbian Belle. Você deve colocá-las pois elas não funcionam, então só iria tomar espaço. Você precisa conseguir as fontes com MESMO NOME das que estão na pasta, para substituir. Você pode baixar alguma firmware do navifirm para conseguir a fonte padrão (precisa ser de algum S60v5). E qual .lang você usou?

    Nebel,

    Tente reinstalar o JAF com sua versão mais recente, que se não me engano é a 1.98.62; o emulador PKEY tem como versão mais recente a v10.

    ResponderExcluir
  44. Aeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.

    Consegui!!!

    Troquei a versão do JAF e deu certo.

    Ficou ótimo com a FW v40, nem vou instalar o SPB Shel mais, hehehehehe
    Obrigadão pela ajuda, ótimo trabalho.

    Só queria aproveitar pra deixar uma dica pra quem está usando Windows 64 bits...

    O caminho onde coloca os arquivos da FW muda, tem que ser no "C:\Program Files (x86)\Nokia\Phoenix\Products\rm-504"

    Pq o windows 64 bits tem duas pasta pra arquivos de programas, mas o JAF vai procurar nessa que colei.
    Lembrando, esse caso é especifico pra quem usa Windows 64bits.

    Abração, e obrigado, mais uma vez.

    ResponderExcluir
  45. Nebel,

    que bom que conseguiu! Aproveite e compartilhe o blog com seus amigos! =)

    ResponderExcluir
  46. A pode deixar, e vou estar sempre dando uma passadinha aqui pra ver as novidades.
    Se eu me cansar da "cara" da FW original eu boto uma customizada, como a Symbian Belle do seu outro tutorial.

    Até mais, um abraço.

    ResponderExcluir
  47. Destroyzer nao consigo acha o diretorio C:\Program Files (x86)\Nokia\Phoenix\Products\rm-504", pode me ajudar? eu vou em c: ai nao tem Program Files, entao vou na parta Arquivos te programa, e depois pasta Nokia, mas la nao tem essa pasta Phoenix. Me ajuda ae... Obrigado!

    ResponderExcluir
  48. Destroyzer mudei o product code do meu cel que e o mesmo que o que você passou ai, com o programa Nemesis Service Suite entao fui no programa NSU e a atualização estava la 40.0, mas ainda estou com uma duvida se tenho que fazer mais alguma coisa.... se puder responde minha pergunta ainda hoje? Brigadao!

    ResponderExcluir
  49. Murilo Santu,

    A pasta em questão deve ser criada, pois ela não existe. E recomendo que você baixe a FW v40 e faça o procedimento de instalação como está descrito no post.

    ResponderExcluir
  50. tipow baixou e beleza, atualizou, a web melhorou, o desempenho tambem, mas como descrito no post o modo de deslizar o dedo para desbloquiar nao tem, alguma dica ae ? tipow a instalação feita com sucesso, ta atualizado verção 40.0, so isso que eu queria que tivesse mas nao tem.

    ResponderExcluir
  51. Murilo,

    Você deve ter feito algo errado. Baixe novamente a firmware de product code 0577481 e instale como descrito, marcando agora também a opção Factory Set.

    ResponderExcluir
  52. "modo de deslizar o dedo para desbloquiar nao tem, alguma dica ae ?"

    Não vai dar nenhum aviso além do "Done" ni final da instalação da FW.

    E pra vc desbloquear na tela passando o dedo primeiro vc precisa apertar o botão do menu, ele não fica visível o tempo todo, se vc tocar na tela tbm não vai aparecer, tem que apertar o botão do menu antes, isso é, aquele que parece um tracinho entre o verde e o vermelho.

    ResponderExcluir
  53. Então Destroyer eu retirei o lang da cfw original do 5530 de versão 40, e tb tentei utilizar as fontes dele mas não funcionou...testei msm as fontes do belle e realmente não funcionou, oq posso fazer?

    ResponderExcluir
  54. da versao Br com o produte code 0577481

    ResponderExcluir
  55. Como a firmware é portada do C6, você deve pegar o .lang do C6. Vá no meu outro blog e veja o tópico sobre tradução para o C6 v41 (deve estar na primeira página).

    Depois de traduzir, pegue os quatro arquivos da fonte original e coloque no lugar.

    ResponderExcluir
  56. velho vc é o cara funcionou direitinho agora atradução ta perfeita.mto obrigado...só o ovi maps que não apareceu mas acho que dá pra inseri-lo não é?

    ResponderExcluir
  57. "Jackeline Dias disse...
    Estou com probleminha, eu consigo chegar até a parte que tem que clicar no "Use INI". Ai eu escolho o Nokia 5530, ai depois disso não acontece mais nada :(
    o "change also product code" fica inativo, não aparece nada la =/
    os outros procedimentos de antes fiz td certinho, mais qnd chego nessa parte eu travo, não consigo sair daí.

    O que eu Faço???"

    Jackeline, eu tive esse problema por usar Windows 64 bits.
    Se for o teu caso é fácil de resolver.
    O caminho que o tutorial pede pra vc fazer, nesta parte vc precisa mudar um detalhe, ao invés de colocar na pasta "arquivos de programas" vc coloca na pasta "arquivos de programas(x86)".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nebel, eu não uso Windows 64 bits, o meu é 32 bits, e ainda continua com o mesmo problema, depois que eu seleciono o Use In, não acontece mais nada :s o que eu faço, please!!

      Excluir
  58. Destroyer será que vc pode me ensinar mais uma coisa...queria colocar ou retirar o my nokia, pois tb tem só o icone mas não funciona, gostaria de colocar, aquele outro aplicativo baseado no bluetooth (BTF) se não me engano, que tem na sua cfw, e tb aprender como fazer aquela transição no menu principal de uma tela pra outra estilo flow!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  59. Você pode usar o Nokia FW Cleaner para limpar apps, ele funciona perfeitamente!

    ResponderExcluir
  60. REnato

    Com esse cleaner eu consigo inserir algum app tb ou não?

    ResponderExcluir
  61. Destroyer

    Gostaria tb de retirar o nokia mail, pois o symbian latino integrou ele na cfw, porem se perdeu a opção de atualizar os e-mails automaticamente quero utiliza-lo naturalmente instalado como a atualização

    ResponderExcluir
  62. não, ele só limpa (cleaner).

    ResponderExcluir
  63. to com um probleminha consegui retirar o e-mail, mas não consigo instalar pelo atualizador de software, pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  64. o nokia messaging da erro de atualização

    ResponderExcluir
  65. Amigo, infelizmente não poderei te ajudar, porque mesmo que você consiga remover por completo o Email bugará também os Contatos Favoritos (quando eles têm e-mail, todas as informações bugam no widget).

    Eu me lembro que demorei horas, porque tive que remover arquivo por arquivo manualmente; também baixei o Nokia Mail da loja e extrai para comparar arquivos; etc.

    Foi um processo muito demorado, mas ao menos consegui fazê-lo.

    Se você quiser, pode pegar a base do C6 em português no meu outro blog e criar uma FW do zero, é mais recomendado.

    ResponderExcluir
  66. poxa agradeço muito mano...mas acho q do zero não consigo...não sei como mudar cores pelo q vi o menu não é com 4 icones né...tem algum tutorial seu ensinando passo a passo a fazer os detalhes?

    ResponderExcluir
  67. precisaria saber tim tim por tim..a começar a mudar desde o slide unlock não sei que arquivos mudar..ou por onde começar..mas gostaria muito de fazer td do jeito que eu quero!!!!!!

    ResponderExcluir
  68. Aprendi agora estou editando sua cfw C6..espero que fique legal...

    ResponderExcluir
  69. destroyer como mudo o menu para 4x5 e 6x2?

    ResponderExcluir
  70. Não é nada tão difícil. Se quer mudar o Slide To Unlock, simplesmente busque por "Slide to Unlock mod" ou algo do tipo no Google ou em fóruns de Symbian.

    É isso o que eu faço na maioria das vezes!

    ResponderExcluir
  71. Destroyer vc pd me ajudar com o qwerty landscape...naum aparece o botão verde e falta algumas teclas?????

    ResponderExcluir
  72. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  73. Tira print da tela usando o Best ScreenSnap, pois não entendi.

    ResponderExcluir
  74. como funciona este Best Screen nunca usei

    ResponderExcluir
  75. gostaria de deixar o menu destaq maneira aki...foi mexendo nele q desconfigurou o Qwerty se vc souber deixar assim na cfw C6 original é só isso que eu tava tentando fazer sem qu edesconfigure o qwerty landscape

    http://2.bp.blogspot.com/-Vku6vY7BH2M/Tfd09C_Hs2I/AAAAAAAABDs/fd04ozx9qog/s1600/Big+6x2.jpg

    ResponderExcluir
  76. Eu fui testando tantos mods que no finalnaumsei como fiz..por isso dacho que descofigurou o qwerty....:/

    ResponderExcluir
  77. agora to tentando refazer da original novamente e nd....

    ResponderExcluir
  78. http://imageshack.us/photo/my-images/850/scr000002eq.jpg/
    O qwerty ficou assim

    ResponderExcluir
  79. E este é o modo alfaNumerico
    http://imageshack.us/photo/my-images/813/scr000003d.jpg/

    ResponderExcluir
  80. se Puder me passar o mod pra aquele modelo menu...me ajudaria bastante mano...dsd ja agradeço pela atençção q vc tem dado valeu heim

    ResponderExcluir
  81. mano acabei de conseguir......agora entendi como funciona......Ptz valeu...de vdd seu Blog tem me ajudado muito!!!!!

    ResponderExcluir
  82. Eu nunca tinha visto bug igual. Mas de qualquer forma você já corrigiu, então de boa! :)

    Só tente não fugir muito do assunto do post para não confundir os outros usuários. ;)

    ResponderExcluir
  83. Bom dia.

    Alguem poderia me ajudar. estou tendo um problema com o programa JAF.

    A luz do botão MCU não se acende.

    Além disso acusa o erro
    "You have selected flash
    MCU:
    PPM:C:\Program Files\Nokia\Phoenix\Products\RM-365\Rm-3656_60.0.003_prd.rofs2.V16
    Make sure you have checked the version of the phone before flashing.
    DOWNGRADING WILL KILL THE PHONE!!!
    Continue?"

    Alguem sabe o que é?

    ResponderExcluir
  84. O arquivo MCU é relacionado ao arquivo CORE. Este arquivo deve estar com nome errado ou não está na pasta.

    Quanto à mensagem, é só ignorar; ela somente avisa que se caso você pretende fazer downgrade, isto pode ocasionar na "morte" do seu aparelho.

    ResponderExcluir
  85. Bem.....vlw a ajuda.

    Consegui atualizar de outra forma...descobri o real código da minha versão ( tava com o código da TIM) quando eu coloquei o real código ele reconheceu e atualizou de boa.....

    Obrigado mais uma vez...seu blog ajudou muito XD

    ResponderExcluir
  86. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  87. nit usb communication...
    Can't detect flashing server!
    oq é isso ?

    ResponderExcluir
  88. Estou com a versão 32 instalada no meu 5530, tem algum problema se eu instalar a 40 pelo jaf?

    ResponderExcluir
  89. Atualizei meu cel 5530. deu tudo certo,meu celular ta funcionando perfeito.

    ResponderExcluir
  90. Nebel, eu não uso Windows 64 bits, o meu é 32 bits, e ainda continua com o mesmo problema, depois que eu seleciono o Use In, não acontece mais nada :s o que eu faço, please!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso pode ser por dois problemas:

      - Você não tem o Nokia Suite instalado (logo, não tem os drivers necessários)
      - Você não clicou em "instalar mesmo assim" em todas as alertas do Windows quanto à instalação dos drivers pelo JAF
      - Você não tem um arquivo nok4models encontrado na pasta raiz do JAF (busque pelo termo no Google).

      Excluir
  91. tenho um nokia 5530 com a v 40.0.010, teria como voltar para a v 32.0.7?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. v40.0.010?

      Não é possível fazer downgrade e se você estiver usando a fw citada (e não a v40.0.003) você terá problemas ao usar outra firmware!

      Excluir
  92. Geeente, me ajuda por favor!!!

    Eu instalei tudo certinho, na hora de ligar o celular (segurar por 2 segundos) foi na boa, mas o cel ficou com a tela branca, ai eu tirei a bateria e liguei novamente, porém o celular ficou apenas vibrando e nao liga!!!
    Oq eu devo fazer??? me ajudem por favor, o celular é do meu irmao, se der algo ele me mata!

    Ps. eu instalei a versao v40

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você marcou as opções adequadamente? Isso pode ter causado por opções marcadas errada ou você baixou os arquivos errados.

      Excluir
    2. Renato, obrigado pela atenção!
      Mas ja consegui consertar o erro, acontece que quando o celular ficou com a tela branca eu removi a bateria e liguei novamente, mas nao percebi que a instalaçao ainda nao tinha terminado!! Com mais calma eu refiz todo o processo e correu tudo bem!! Muito obrigado pelo tutorial, que o seu blog cresça bastante!!

      Excluir
  93. Agora tenho outra duvida! (sou o sgdjh, fiz a conta na pressa da pergunta, agora deu tempo pra ajeitar kk

    Conhecem um site bom para baixar temas?? Se eu baixar algum tema, pode afetar o desempenho do FW??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem vários temas no DailyMobile, vê lá! :)

      E se você não instalar milhões de temas, fica de boa rs.

      Excluir
  94. Muito obrigado, Renato!!
    Ultima pergunta (kkk) na versão v32, quando vai digitar com o celular deitado, tem aquele sistema de arrastar a caneta pelas letras e formas a palavra, na versao v40 nao encontrei isso, ela foi removida??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é o Swype, um teclado bastante famoso disponível para diversos aparelhos, inclusive para aparelhos da Nokia. Você pode baixar a primeira versão na Loja Nokia ou baixar a v2 beta na Beta Labs.

      Excluir
  95. Eu baixei o JAF junto com o Pkey,o jaf instala de boa,mas o Pkey não o mesmo da foto do tutorial ,é a versão 5 e by OGM,eu só achei esse e não consegui usar.
    Onde acho essa versão q vc usou??ou como uso essa versão??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura no Google PKEY EMULATOR V10 e baixa esta versão que é o mais atualizado e não dá aquele erro que você ve na maioria dos tutoriais. E neste você pode colocar as opções de compatibilidade com o Windows Vista.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Valeu Renato,consegui usar o pkey,mas agora surgiu outro problema: quando eu marco "Use INI" o emulador escreve
      "Searching for JAF saved location of ini...
      Checking path: C:\Program Files (x86)\Nokia\Phoenix\Products\RM-356\
      No ini files found...
      FICHEIROS ESCOLHIDOS PARA FLASHAR:
      Ficheiro do MCU: NONE
      Ficheiro de PPM: NONE
      Ficheiro de CNT: NONE
      Ficheiro de APE Variant: NONE"
      além de nenhuma das luzes "MCU" "PPM" "CNT" "APE Variant" acende
      a pasta onde eu coloquei os downloads tá certa
      oque eu faço ?

      Excluir
  96. Estou com um problema cabeludo. Eu estava com uma CFW symbian ^3 e sem perceber que faria downgrade eu flashei para uma versão anterior, ferrando com o celular. No momento o celular só vibra, não liga, mas é reconhecido no USB e da pra flashear normalmente, eu li que a solução poderia ser fazer um upgrade pra versão mais recente, no caso, essa v60, o problema é que eu teria que baixar uma CFW ja atualizada, afinal, meu celular não ligar para poder atualizar, e eu não acho nenhuma CFW v60, achei uma ANNA mas o site de download hospedado deles esta offline pra sempre pelo jeito.

    Emfim, a questão é: Alguem consegue me dizer onde baixar ou me mandar uma CFW ja atualizada com a ultima versão? Caso essa não seja a solução, teria outra ?

    Obrigado, e aguardo ansiosamente uma resposta (estou usando um sony ericsson w200 suahhushsuahusahusa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esqueci de dizer que o meu aperelho é o 5800 com RM-428, para essa RM não tem a v60 no navifirm, mas a RM-356 tem, será que eu posso usa-la e marcar no JAF como RM-356 e flashear normalmente ?

      OBS.: Apesar do meu aparelho ser 428, antes de eu fazer essa cagada, eu tinha feito o flash Symbian^3 como 356 mesmo, apenas mudando o nome da pasta e o JAF, e estava funcionando perfeitamente.

      Excluir
    2. OBS2.: Eu to vendo que tem algumas CFW que são v7.5 essa são mais recentes do que a v60 ?

      Excluir
    3. Não pode instalar firmwares de RM diferente, mas se você conseguiu fazer esse procedimento antes, faça por sua conta e risco se sabe que dará certo (nunca fiz o teste).

      Quanto à essa versão 7.5, você está falando da firmware do Symbian Latino, e essa versão "7.5" não tem haver com a firmware em si, é só a versão que eles colocaram pra saber quando foi a última atualização que eles fizeram (por exemplo: Symbian Belle C6 Edition e Symbian Belle C6 v2 Edition, ambas minhas).

      Excluir
    4. AAAEEEEEEEEEEE consegui ressuscitar !!!! Apesar do meu RM ser 428, eu usei um 356 e flashei normalmente, pra quem estiver com o mesmo problema, é só fazer isso de colocar uma cfw de versão mais recente (60.0.003) mas se vc ja tinha a ultima versão e fez downgrade, ai eu acho qe só esperando uma nova versão sair.

      Excluir
  97. depois que eu seleciono o Use In, não acontece mais nada, diz que não encontrou nada na pasta Rm-504, porem os arquivos estão todos lá ... Alguem sabe porfavor me explicar o qe está acontecendo ???

    ResponderExcluir
  98. Valeu Renato,consegui usar o pkey,mas agora surgiu outro problema: quando eu marco "Use INI" o emulador escreve
    "Searching for JAF saved location of ini...
    Checking path: C:\Program Files (x86)\Nokia\Phoenix\Products\RM-356\
    No ini files found...
    FICHEIROS ESCOLHIDOS PARA FLASHAR:
    Ficheiro do MCU: NONE
    Ficheiro de PPM: NONE
    Ficheiro de CNT: NONE
    Ficheiro de APE Variant: NONE"
    além de nenhuma das luzes "MCU" "PPM" "CNT" "APE Variant" acende
    a pasta onde eu coloquei os downloads tá certa
    oque eu faço ?

    ResponderExcluir
  99. O meu 5800 tem a s50.0.01,eu posso atualizar direto pra s60 ?

    ResponderExcluir
  100. Meu amigo, só tenho a lhe dizer, meus parabéns. Excelente post. è um processo complexo, mas nada complicado se prestar bem atenção às suas dicas. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  101. boa noite!
    instalei tudo certinho só que chega no final aparece isso.
    PRESS POWER ON NOW!
    Searching for phone...Found
    Error reading phone init data...
    o que fazer?
    obrigado

    ResponderExcluir
  102. ja consegui amigo! obrigado! tinha esquecido de fazer o procedimento com ele desligado! muito bom post parabens!

    ResponderExcluir
  103. não consegui baixar os arquivos jaf e pkey, alguem tem o link direto?
    obrigado

    ResponderExcluir
  104. Oi blz ? Tenho um nokia 5530 e tava funcionando normal, coloquei no pc pra passar uns arquivos e ele desligou e não liga mais. Levei em um técnico ele disse que é atualização, será que ainda serve o aparelho , como atualizar se ele nem liga ?

    Vlw.

    ResponderExcluir
  105. Cara, valeu pela postagem!!! Valeu mesmo!
    Tenho o Nokia 5530 Little Joy e consegui atualizar seguindo todos os procedimentos.
    O novo navegador é muito melhor que o outro e a opção para desbloquear a tela deslizando com o relógio grande também é tudo o que eu queria. Porém, notei que agora demora mais de 2 horas para carregar a bateria e antes era 1h30, mas mesmo assim os benefícios que a nova atualização trouxe são mais importantes.
    Novamente, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  106. oi BOM DIA,
    POR FAVOR ME AAJUDE, CHEGO LA NO FINAL DO TUTORIAL, E NÃO APARECE A OPÇAO DE MARCAR A CHANGE ALSO PRODUCT CODE...
    E O JAF FICA ASSIM NO FINAL:Can't detect flashing server!
    PODES ME AJUDAR?

    ResponderExcluir
  107. aparece tbm :No ini files found... diz que não acha na pasta mas fiz certinho... o que é será?

    ResponderExcluir
  108. Colega, desculpe fugir um pouco do assunto mas gostaria de saber se voce poderia me ajudar. Vi que domina bem o assunto, então tomei a liberdade em perguntar. Tenho um Nokia 5530 e minha camera não está funcionando, só funciona no modo video, no modo imagem não, fica a tela preta! Saberia me informar se é algum problema de software que dê para corrigir ou seria mesmo hardware? Vi alguns usuarios na net com o mesmo problema mas sem respostas! Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reinstale a firmware para resolver.

      Excluir
    2. Colega, criei a pasta Phoenix/Products/RM-504 dentro da pasta Nokia em Arquivos de Programas(x86), jogo todos os arquivos baixados la dentro mas qdo clico em Use INI do JAF a lista aparece vazia, mesmo substituindo aquela arquivo do bloco de notas! Acho que não estou criando o atalho correto. No disco C, dentro de Arquivos de Programas, só aparecia a pasta Nokia e dentro dela a pasta Connectivity Cable Driver. O resto(Phoenix,Products,RM-504) criei tudo! Uso Win 7 64bits! Obrigado

      Excluir
  109. Colega, consegui atualizar para a versão 32 usando outro programa, o Phoenix, sem precisar modificar o product code! Mas infelizmente o problema da camera funciona, creio que seja mesmo hardware! Mas agradeço a atenção!!

    ResponderExcluir
  110. Corrigindo, a camera não funciona!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então deve ser mesmo problema de hardware, leve numa assistência técnica!

      Excluir
  111. Testei e não tinha ido, daí atualizei a ovi store e foi perfeitamente! Otimo tutorial, obrigada!

    ResponderExcluir
  112. ola boa tarde.
    eu possuo um nokia 5530 , e gostaria de atualizar ele mas nao sei.
    tento mas nao consigo.
    ja tentei tentei ... mesmo fazendo o processo das imagens.
    gostaria que alguem me ajuda-se a resolver esse problema
    aguardo...

    ResponderExcluir
  113. cara ja fis de tudu.
    é o seguite amigo.
    ele qebro a trava lateral ai meu tiu coloco uma versao de firmware diferente , ai para desbloqear o celular era deslisando a tela (ARRASTE PARA DESBLOQUEAR) ai fui dar uma de doido e coloquei a atualizacao original.
    agora ele blqueia automaticamente so que ai eu uso o (MAZE LOK )depois que eu uso esse programa ele funciona filé do boi . só que depois de algum tempo que eu fico fussando de mais ele encerra o programa e ai meu amigo tem que ter sorte pa volta ao normal é dificil de mais tenho que ficar tentando bastante até que consigo.
    tem também otra coisa.
    quando recebo ou fasso ligacoes o aparelho desliga sozinho ai uso ele sem chip por algumas semanas e depois coloco o chip novamente e ele funciona normal só que ai depois de uns 2 dias no maximo o problema volta.
    AGUARDO RESPOSTAS.
    ATT- JEFFERSON JUNIOR

    ResponderExcluir
  114. cara ja fis de tudu.
    é o seguite amigo.
    ele qebro a trava lateral ai meu tiu coloco uma versao de firmware diferente , ai para desbloqear o celular era deslisando a tela (ARRASTE PARA DESBLOQUEAR) ai fui dar uma de doido e coloquei a atualizacao original.
    agora ele blqueia automaticamente so que ai eu uso o (MAZE LOK )depois que eu uso esse programa ele funciona filé do boi . só que depois de algum tempo que eu fico fussando de mais ele encerra o programa e ai meu amigo tem que ter sorte pa volta ao normal é dificil de mais tenho que ficar tentando bastante até que consigo.
    tem também otra coisa.
    quando recebo ou fasso ligacoes o aparelho desliga sozinho ai uso ele sem chip por algumas semanas e depois coloco o chip novamente e ele funciona normal só que ai depois de uns 2 dias no maximo o problema volta.
    AGUARDO RESPOSTAS.
    ATT- JEFFERSON JUNIOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, a firmware original se desbloqueia usando o ARRASTAR PARA DESBLOQUEAR, função essa que veio na atualização original v40 descrita neste post.

      Para atualizá-lo novamente, use o Nokia Suite.

      Excluir
  115. ta.mais a minha atualizacao original nao e essa
    e a 37 ponto alguma coisa ou 3.7 alguma coisa asssim amigo.
    e tratando do nokia pc suite ja fis de tud mas nao consigo muitas vezes ja tentei mas nao deu
    ou pode ser uma atualizacao do pc suite?
    qualqer coisa add no msn ai jefferson_junior1010@hotmail.com
    ai vc poderia me ajudar bem mais.
    att-jefferson junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua é a v32 e a mais recente é a v40.

      Provavelmente a atualização não saiu para seu product code (código de produto, que define onde seu aparelho foi fabricado).

      Você terá que alterar seu product code e instalar a firmware através de outro programa.

      O POST ACIMA explica exatamente como fazer!

      Excluir
  116. ok.
    vc pode me passar as urls desses arquivos?
    ou qualqer modelo da ?
    att-jefferson junior

    ResponderExcluir
  117. Respostas
    1. Vários links de download aqui: http://www.gsmfans.com.br/index.php?topic=90468.0

      Necessário cadastro no fórum.

      Excluir
  118. amigo o navifirm que baixei aki nao abre.
    clica no icone e aparece uma janela mas nao entra .
    tem algum pensamento ai?
    aguardo respostas.

    ResponderExcluir
  119. Boa noite em primeiro lugar, cara PARABÉNS pelo post, as melhorias são visíveis, 100% FUNCIONAL!

    ResponderExcluir
  120. Gostei muito do seu tutorial,pois só falto os links do programas J.A.F que eu sei que é difícil achar no google.com mas estar de parabéns vou atualizar agora!

    ResponderExcluir
  121. boa noite, tentei tudo como disse mas quando carrego no 'USE INI' no jaf aparece isto Searching for JAF saved location of ini...
    Checking path: C:\Program Files (x86)\Nokia\Phoenix\Products\RM-504\
    No ini files found...
    FILES SET FOR FLASHING:
    MCU Flash file: NONE
    PPM Flash file: NONE
    CNT Flash file: NONE
    APE Variant file: NONE

    eu criei as pastas e coloquei os arquivos certos ai, so que dá sempre erro, me ajude por favor, quero muito essa actualização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc usa sistema 64 bits, deve instalar o JAF 64 bits pra funcionar. Tem no GsmFans!

      Excluir
  122. cara fiz tudo certo actualizei ele, mas o telemovel continua igual o tema a tela ta igual. diz que tem a versao 40.0.003 mas nao vi grande diferença, aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há muitas novidades na V40, apenas os citados acima!

      Excluir
  123. Eu fiz tudo certo mas na hora de clicar no Use ini nada aparece, nenhhum modelo, eu baixei o arquivo do 4shared substitui pelo arquivo antigo mas aconteec a mesma coisa! e agora?? tbm mudei de compatibilidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc usa Windows 64 bits deve baixar o JAF 64bits!

      Excluir
  124. Tudo certo!! Obrigado (:

    ResponderExcluir
  125. Olá eu segui passo a passo o tutorial seu, deu tudo certinho, mas na hr em q a tela fica toda branca, eu retiro a bateria e coloco de novo, soh q meu celular naum está mais ligando oq eu faço agora ?

    ResponderExcluir
  126. cara eu fiz todo o processo e deu certo....

    mas na hora q tento atualizar o 5530 para a versão 40.0.003 aparece um ponto de interrogação do lado do icone, dai fica carregando mas naum atualiza.

    se souber como posso resolver, ajuda ai !!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deve ser algum problema com a firmware anterior. Sendo assim, instale a nova versão pelo JAF!

      Excluir
  127. parece uma dúvida boba, mas como instalar o JAF? E de onde baixar? Não conseguir, dá sempre um erro.

    ResponderExcluir
  128. consegui fazer todos os procedimentos, passei do JAF, mas quando o aparelho (5800) é reiniciado recebo a seguinte mensagem: "O telefone não foi atualizado. O pacote de atualização não é compatível com o telefone. Entre em contato com a operadora.". Alguém sabe o que vem a ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Instale pelo JAF, pois vc está tentando instalar através do celular/Nokia Suite.

      Excluir
    2. estou tentando instalar pela atualização do telefone: configurações-> telefone-> gerenciamento do telefone-> atualização de dispositivo.

      Excluir
  129. Se a atualização apareceu pra você, então tente instalar pelo Nokia Suite. Se mesmo assim não for, só pelo JAF mesmo! =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tentarei novamente. De qualquer forma, obrigado pela ajuda e atenção.

      Excluir
  130. Amigo, eu aqui novamente...tem alguma outra idéia de como fazer, pois como informei ontem, hoje tentei novamente e continua da mesma forma. Alguém sabe o que fazer? Acontece o seguinte: o aparelho conecta com a Nokia, vê a atualização, diz está baixando, mas quando vai instalar eé dá a mensagem que "O telefone não foi atualizado. O pacote de atualização não é compatível com o telefone. Entre em contato com a operadora.". Uma ajuda por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, já disse...

      - Você não conseguirá instalar se seu celular for de operadora
      - Você não conseguirá instalar se fez alguma modificação/hackeou

      A atualização baixa mas dá erro na instalação. Já aconteceu isso comigo. Você pode tentar pelo Nokia Suite, MAS SE DER O MESMO ERRO, você DEVE instalar pelo JAF!

      Excluir
  131. Opa bom dia ae Destroyzer.

    Cara eu segui tutorial direitnho e talz, mas na hora de escolher o modelo do telefone nao aparece nenhum. Eu ja baixe aquele arquivo e coloquei na pasta ODEON, depois puchei pra dentro da JAF e substitui e nada tbm gostaria que me ajudasse.

    segue uma Print ae do problema.
    http://imageshack.us/photo/my-images/29/errohwz.png/
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você usa Windows 64 bits, deve baixar o JAF 64 bits!

      Excluir
  132. Gente, tenho uma dúvida. Atualizei o meu celular para Anna 7.9 e sei que só tem inglês e espanhol. Não existe alguma forma de acionar a previsão de texto em português?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Instale Swype, esqueça o teclado alfanumérico!

      Excluir
    2. Opa, valeu. Só pensei nele depois que postei a pergunta hehe. Ok, mas o celular não carrega caracteres como "ê" mesmo depois de mudar o idioma para inglês :(
      O resultado é que as páginas ficam cheias de

      Excluir
  133. Meu celular é nokia 5530 meu code começa com 59 eu posso trocar para o 577481. o meu so tem na versão v.30. Me orienta por favor.

    ResponderExcluir
  134. Depois que atualizei para a v40 aplicativos que usam a rede, como o Pep! mp3 Downloader e o Youtube Downloader Pro, dentre outros, não conectam mais (funcionavam antes na v32). Será que é alguma configuração que falta fazer? O novo navegador padrão e outros como Opera mini funfam normal. Alguem sabe o q pode tá acontecendo? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique a conexão padrão do aplicativo. Talvez vc tenha selecionado uma que não está mais disponível.

      Excluir
  135. O problema que postei só ocorre com wi-fi do meu 5530. Tenho um N95 e consigo usar normalmente no meu roteador com os mesmos apps citados. Usando estes mesmos apps pela net da operadora consigo baixar música ver vídeo no youtube etc... Quanto tento conectar pelo wi-fi o app direciona para página da web e dar sempre erro "conexão não disponível". Isso só passou a ocorrer depois que atualizei a FW para v40.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que eu disse amigo. O sistema do 5530 é meio bugado. Comigo por exemplo, se eu deixar meu wi-fi como prioridade 1 e eu estiver longe do sinal, o aplicativo FMobi de forma alguma tentará se conectar usando meu plano de dados. Ele dará erro de conexão, mesmo havendo outras conexões disponíveis! Isso acontece porque ele fica tentando conectar apenas com o wi-fi, que não está disponível. Verifique as configurações do(s) aplicativo(s) e a ordem da prioridade das conexões e veja se está tudo ok.

      Excluir
  136. Vlw amigo, obrigado pela atenção. Só que esses apps não dão opção de configurar a conexão, e sempre coloco meu wi-fi como prioridade 1. Mas mexendo aqui consegui um jeito de usar o Pep! mp3 Downloader com meu wi-fi. Estou fazendo assim, clico na música para baixar, ele direciona para web e acusa erro de conexão, então copio o link que foi gerado, fecho o aplicativo e abro o navegador padrão. Pronto, é só colar o link que no mesmo instante inicia o download. Ou é assim, ou só pela operadora mesmo. Já tentei de tudo aqui. Abraço

    ResponderExcluir
  137. Olá. Estou com um problema na atualização. Aparentemente está tudo certo, mas não encontro o diretório C:\Program Files\Nokia\Phoenix\Products\RM-504. Daí eu tento criar um na pasta Nokia e logo apos copiar tudo e tal, quando vai na janela de selecionar meu aparelho, nao aparece nenhum aparelho na lista. Esse diretorio eh para ser criado ou ele ja vai estar la? E, se realmente é para ser criado, por que nao aparece os modelos de celular? P.S.: baixei aquele arquivo que você falou que se nao estivesse aparecendo o modelo e continua do mesmo jeito.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve criá-lo. E se nenhum aparelho aparece na lista é porque você deve estar utilizando o Windows 64 Bits e deve instalar o JAF 64 bits!

      Excluir
  138. Destroyzer Parabéns pelo Blog.

    O post é mto bom e bem explicado. Parabéns.


    Sucesso,

    Ana

    ResponderExcluir
  139. ALGUEM ME MANDA O LINK PARA DONLOAD DO JAF?????

    ResponderExcluir
  140. Faça um Video atualizando o 5530 Por Favor , Teve um erro a que não consegui indentificar direito oque ocorreu . Vlw

    ResponderExcluir
  141. Por gentileza, faça algum video, ou algo demonstrando melhor o que fazer com o pkey, pois ocorreram vários erros comigo..
    Se possível, coloque links confiáveis de onde baixar os arquivos requiridos para a atualização, e que funcionem.
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente com moderação...

Postagens mais visitadas deste blog

Frases que serão as oficiais da dublagem de Counter-Strike

Naruto - The Way of The Ninja: O melhor jogo da série feito em MUGEN

Heroes Lore - Back to Soltia: Remake do primeiro jogo! [vídeo]