Symbian Anna em aparelhos Symbian^1 (S60v5) em 2012?

Aconteceu um evento da Nokia chamado Nokia Road Show, aqui no Brasil (mais precisamente em Belo Horizonte), onde foi falado de muita coisa: Nokia N9, evolução do Symbian, novos aparelhos Symbian Belle (como o Nokia 500) entre outros.

Numa parte do evento, podia-se fazer perguntas para os representantes da Nokia, e uma delas foi a seguinte:

Os aparelhos com Symbian S60v5 (Nokia 5800, 5530, C6 entre outros) vão receber mais atualizações?

Vinicius Costa confirmou que a Nokia continuará dando suporte à estes aparelhos e que inclusive receberão uma nova firmware com interface idêntica ao Symbian Anna, em 2012.

Esta citação eu retirei do Nokiatividades, um blog de notícias sobre a Nokia.

Symbian Anna

Eu tinha ficado super-feliz com a notícia, porém, ao redigir este post, vejo que editaram o post referente à notícia, falando que "não será o Symbian Anna (ou parecido) por questões de compatibilidade de hardware, e sim atualizações como as que já foram lançadas para o C6, 5233, N97Mini, etc.".

Depois dessa afirmação, simplesmente desanimei.

Espero que seja um engano, e que, de fato, seja lançada uma nova firmware para todos os aparelhos com Symbian^1. Afinal, esses dispositivos, na minha opinião, estão muito fragmentados. Cada aparelho possui funções diferentes um do outro. Por exemplo o C6, que possui o "arrastar para desbloquear" e, juntamente com o N97/N97Mini, possuem widgets; o C5-03 possui o "tocar para desbloquear" e, adicionalmente, algo muito útil, que é o "single-tap" (toque único), onde não é necessário tocar duas vezes em algo para abrir (o que acontece com os demais); e o 5530/5800/etc, que não possuem widgets, arrastar/tocar para desbloquear ou qualquer dessas outras coisas.

No fim, todos estão diferentes, o que não pode, já que é a mesma versão de software.

O que acontece, é que a Nokia resolve novidades nos novos aparelhos (detalhe: C5-03 foi o mais recente, por isso o single-tap), mas não adiciona como atualização nos demais dispositivos.

Na recente atualização (que por algum motivo ainda não chegou para os aparelhos 5530, 5800 e X6), pode-se dizer que nada foi desfragmentado ainda, já que foi somente removido o Ovi Contatos e atualizados softwares internos, como o navegador e o Maps.


Nokia, Nokia... O que você quer afinal?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frases que serão as oficiais da dublagem de Counter-Strike

Naruto - The Way of The Ninja: O melhor jogo da série feito em MUGEN

Heroes Lore - Back to Soltia: Remake do primeiro jogo! [vídeo]