SOPA? Só aquela que minha mãe faz no jantar.


Depois de uma semana turbulenta, finalmente este projeto enchedor de sacos - o SOPA - acabou, morreu, caiu no buraco.

Um cara chamado Lama Lamar Smith teve a brilhante ideia de criar uma lei que barrasse a pirataria on-line. O que ele fez? Simplesmente decidiu que qualquer coisa que aparecesse por aí, sem a autorização dos responsáveis, devia ser bloqueada. Para vocês entenderem melhor, é mais ou menos assim: Sabe quando você curte uma imagem e posta no Facebook ou Twitter para seus amigos a verem e curtirem também? Pois bem. Com a lei em ação, isto não poderia ser feito. Simplesmente você estaria compartilhando - ou seja, "usando" - a foto de uma pessoa (independente de qual foto seja) que não permitiu que você a COMPARTILHASSE. Simples, não?

E a SOPA é isso: proibição da liberdade na internet. Ou melhor, era. O governo dos EUA arquivaram a lei "por tempo indeterminado", sendo assim, ela está completamente morta, já que não foi capaz de agradar os políticos, como também toda a internet - até empresas como Google, Twitter e Facebook. Isso é uma total vergonha.

Pois bem. Incrivelmente, UM DIA depois, o site Megaupload saiu do ar. Isso mesmo. Aquele site onde você costumava baixar filmes, séries ou jogos não está mais disponível. Até uns dias atrás, dava erro ao carregar; agora aparece uma imagem do FBI dizendo os motivos pelo fechamento do site.

Basicamente, o Megaupload fechou por fazer parte da pirataria; mas não só por isso: o dono do site fez lavagem de dinheiro e tudo mais. Pelo menos é o que dizem por aí. Se fosse somente por pirataria, deveriam ter fechado todos os sites de compartilhamento de arquivos, não concorda? Mas nem precisou!

Filesonic, Fileserve, 4Shared e vários outros sites estão banindo usuários, apagando arquivos e bloqueando seu acesso. Alguns sumiram, outros não permitem compartilhamento de arquivos (somente armazenamento) e outras coisas mais. O fechamento do Megaupload provocou um medo nos sites, que daqui pra frente talvez teremos que baixar nossas coisas (que nem sempre são piratas) via Torrent ou sei lá o quê.

Tem coisas que não deveriam ser consideradas piratas. Por exemplo eu, costumo baixar animes. Não considero isso uma pirataria, pois quem mora no Japão tem a disponibilizada de assistir na televisão sem pagar nada. O motivo de eu baixá-los é porque quero vê-los também e nem sempre estão disponíveis aqui no Brasil, e quando está é censurado e cheio de cortes.

Dizem que o ano acabará em 2012. Não acredito que vá acabar, não como no filme. Assim: destruição, meteoros e coisas do tipo; nada disso vai acontecer. Pode ser que realmente acabe, mas da forma como estamos vendo agora. A sociedade ficará desunida, desumana e bloqueada pelas leis.

A internet, o único local hoje em dia onde temos total liberdade para escrever e agir da forma que bem entendemos. Estão tentando censurar o único lugar onde vivemos em paz! Pra onde iremos fugir se isto acontecer? Viveremos num mundo onde você precisa pagar para respirar? É só o que falta acontecer.

Comentários

  1. essa lei nao presta mesmo destryzer eu tambem gosto de anime como naruto e bleach cara sou louco por animesa é muito massa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente com moderação...

Postagens mais visitadas deste blog

Frases que serão as oficiais da dublagem de Counter-Strike

Naruto - The Way of The Ninja: O melhor jogo da série feito em MUGEN

Heroes Lore - Back to Soltia: Remake do primeiro jogo! [vídeo]