Apresentando o Windows 8 Consumer Preview

Fiz questão de traduzir a página do anúncio do Windows 8 Consumer Preview (ou prévia de consumidor). Talvez a tradução não tenha ficado perfeito, mas ao menos tentei!

Momentos atrás em Barcelona, nós anunciamos o lançamento do Windows 8 Consumer Preview, já disponível para download para todos interessados em testá-lo. Tivemos muito trabalho por muitos meses até agora, e mesmo tendo muito a fazer, estamos empolgados em mostrar nosso progresso com a última prévia do novo sistema operacional. Sou um escritor da equipe Windows e, nas próximas semanas, estarei publicando uma série de posts aqui no Windows Experience Blog sobre o que você pode esperar do Windows 8, dicas para navegar no novo sistema e todos os melhores caminhos para se divertir e fazer coisas nesta prévia de um novo Windows.

Um Windows reimaginado

Com o Windows 8, toda a experiência do Windows foi reimaginada. Ele foi designado para funcionar em uma vasta gama de produtos, desde dispositivos sensíveis ao toque como tablets à laptops, computadores de mesa e tudo-em-um. Criamos o Windows 8 com o intuito de trazer a você acesso instantâneo aos seus aplicativos, seus arquivos e toda a informação que mais lhe interessa, para que você gaste menos tempo navegando e mais tempo fazendo o que você realmente quer. Você pode usar quantos computadores com Windows 8 desejar, desde que você pode facilmente acessar seus arquivos e preferências de onde estiver, virtualmente. Nós criamos uma experiência sensível ao toque de primeira classe e uma navegação com um mouse e teclado de forma rápida e desenvolvida. E assim como no Windows 7, recursos de confiabilidade e segurança estão presentes. É o melhor do Windows 7, ainda melhor.

Algumas coisas que você deveria saber antes de instalar o Windows 8 Consumer Preview

Antes que você comece o download, há algumas coisas que você precisa ter em mente.

Primeiro, este é um pré-lançamento do sistema operacional

O Windows 8 Consumer Preview é apenas isso: uma prévia do que está para chegar. Ele representa um trabalho em progresso e algumas coisas irão mudar antes do lançamento final. Isso quer dizer que você irá encontrar alguns erros. Uma das melhores coisas em lançar, de forma ampla, uma prévia como esta, é nos conceder uma chance de receber bastante feedback através da telemetria, fóruns, postagens em blogs ou em qualquer outro lugar que podemos alcançar.

Segundo, você deve estar acostumado com novas tecnologias

Se estiver pronto para usar o pré-lançamento (beta), você deve estar ciente de que haverá alguns problemas, e você deve fazer algumas tarefas técnicas aqui e ali. Se concorda com isso, então você está pronto para rodar o Windows 8 Consumer Preview. Se uma lista de especificações de hardware é um pouco demais para você, ou você não tem certeza o que você faria se algo inesperado acontecesse, pode ser que não seja a hora de você cair dentro.

Como todo pré-lançamento de um software, em geral, não haverá suporte oficial para o Windows 8 Consumer Preview. Mas, se estiver tendo problemas, por favor, compartilhe conosco. Você pode postar uma explicação detalhada sobre qualquer problema que ocorrer com você no nosso fórum. Estaremos dispostos a dar uma olhada, além de que você poderá receber suporte de outros usuários que tiveram a mesma experiência que você. Adicionalmente, o FAQ do Windows 8 Consumer Preview no nosso site tem algumas informações que podem ajudá-lo a tornar sua experiência com o Windows 8 mais produtiva e agradável.

E finalmente, você precisa dos componentes certos

O Windows 8 Consumer Preview deve rodar, basicamente, sobre as mesmas especificações do Windows 7. Em geral, um computador capaz de rodar essa versão do Windows deve ter estas especificações:


• Processador de 1 GHz ou mais rápido
• 1 GB RAM (32-bit) ou 2 GB RAM (64-bit)
• 16 GB de espaço disponível em disco (32-bit) ou 20 GB (64-bit)
• Placa gráfica compatível com DirectX 9 e WDDM 1.0 ou superior
• Resolução mínima de 1024 x 768

No entanto, há algumas considerações adicionais se caso queira utilizar certos recursos do Windows 8. Para usar o recurso Snap, você deve ter um computador com uma resolução, no mínimo, de 1366x768. Se deseja navegar via touch, você precisará de um dispositivo que suporte toques múltiplos (multi-touch). O Windows 8 suporta até cinco toques simultâneos e se seu hardware não suporta, você pode encontrar problemas ao tentar digitar no teclado virtual ou usar alguns recursos. Você também precisa de uma conexão com a internet para testar a Windows Store, para baixar e instalar aplicativos e para deixar seus arquivos e preferências com você, independente do computador com Windows 8 que esteja utilizando.

Para mais informações sobre requerimentos de hardware, veja esta postagem no blog Building Windows 8.

Se você leu tudo e está pronto para começar, vamos lá!

O começo

Tudo começa com um novo menu Iniciar.


Aqui é onde você pode ver como nós imaginamos a experiência do Windows. Se você viu o que fizemos com o Windows Phone, isto pode lhe parecer familiar. Do menu Iniciar você pode executar aplicativos, alternar entre tarefas, compartilhar conteúdo e checar notificações. Os moisacos mostram atualizações em tempo-real - notícias, esportes e sobre o que seus amigos estão dizendo. Você pode verificar a sua agenda ou obter as últimas previsões meteorológicas sem procurar informação - sem precisar abrir um aplicativo para ver seu próximo compromisso ou checar se tem um novo e-mail. Esse estilo de design é ótimo num telefone para ter em mãos todo o conteúdo que você quer de forma fácil e rápida, e você tem tudo isso na tela do computador, só que muito melhor.

Você pode personalizar a tela para colocar todas as informações importantes para você, num só lugar, como seus contatos, previsões de tempo, sites, listas de reprodução e... mais contatos. Seus aplicativos favoritos sempre estarão em destaque. Afinal, você é quem decide como organizar e agrupar as coisas no menu Iniciar, além de ver e interagir com o conteúdo mais rápido do que nunca.


Troque de computador facilmente, graças à nuvem

Quando você usa a nuvem para guardar suas informações, não importa onde você está e qual dispositivo você esteja usando. Suas músicas, fotos, arquivos, contatos e preferências não são armazenados num só dispositivo, e sim num só lugar: na nuvem. Eu gosto de escrever, mas nunca estou no mesmo lugar quando faço isso. Com uma conta da Microsoft, eu posso começar um projeto num computador com Windows 8 e terminar em outro.

Quando você entra num computador com Windows 8 usando sua conta da Microsoft, você é imediatamente conectado à todas as pessoas, documentos e preferências - que inclui temas, opções de idioma e favoritos do navegador. Você pode conectar os serviços da nuvem que você mais gosta à sua conta da Microsoft, serviços como Hotmail, SkyDrive, Facebook, LinkedIn e Twitter. Você pode resgatar suas fotos, documentos e outros arquivos imediatamente, estando eles no SkyDrive, Facebook ou Flickr. Quando você faz login, até mesmo um novo computador com Windows 8 terá acesso a seus arquivos e preferências. E se você compartilha seu computador com outras pessoas, cada uma terá suas próprias configurações e terá uma experiência única na nuvem, assim que entrar com a conta da Microsoft.

Digite e clique, ou deslize e toque

Com novos computadores sensíveis ao toque, as coisas que você faz com o mouse e o teclado agora estão mais fáceis de se fazer, também, tocando na tela. Se você já usou um smartphone ou tablet sensível ao toque, você se sentirá em casa no Windows 8. Você pode alternar entre aplicativos abertos, organizar o menu Iniciar, focar e ampliar itens, como se estivesse voando de verdade sobre as coisas que você realmente quer fazer.

O Windows 8 é um sistema operacional robusto, criado com base à telas sensíveis ao toque, desde o começo. Mas se você escreve longos posts como este em blogs, faz trabalhos precisos como designer gráfico ou até mesmo se diverte com jogos de tiro em primeira pessoa, você provavelmente vai querer usar um mouse e teclado para isto. Quando não estou usando o touch, estou usando meu teclado para qualquer coisa, então me sinto feliz porque o Windows 8 ainda trata o mouse e o teclado como prioridade. As pessoas trabalham de diferentes formas e o Windows 8 se adapta a todas elas.

O Charms lhe permite trabalhar mais rápido

No Windows 8, construímos caminhos novos e rápidos para interagir com o sistema e fazer tarefas comuns. Elas são chamadas de Charms. Deslize pelo lado direito da tela ou mova a seta do mouse para o canto superior direito e a nova barra irá aparecer (você também pode usar o atalho tecla do Windows + C). O charms é a forma mais rápida de navegar pelas tarefas do Windows 8. Você pode ir ao menu Iniciar ou utilizar o charms para adicionar atalhos para tarefas mais comuns.


Pesquise

Assim como no Windows 7, no Windows 8 você pode pesquisar de forma fácil aplicativos, preferências ou arquivos do seu computador. E com o Search charm, sua pesquisa será mais profunda. Você pode pesquisar nos aplicativos e na web, podendo encontrar, por exemplo, um e-mail no aplicativo Mail ou ver o que um amigo postou no Facebook, usando o aplicativo Pessoas. Você também consegue resultados dos aplicativos que estão no menu Iniciar. Se a informação que você procura está na web, selecione o Internet Explorer nos seus resultados de busca para que o sistema lhe dê os resultados certos. Os aplicativos desenvolvidos especificamente para o Windows 8 podem usar o Search charm naturalmente. Quando você instala mais aplicativos, você pode encontrar análises e horários de filmes, opiniões de restaurantes ou preços de estoque (apenas citando alguns), sem ter que "caçar" por isso. Se estiver usando um teclado, você também pode pesquisar pelo lado direito do menu Iniciar. Comece a digitar e os resultados irão aparecer. Você pode filtrar os resultados para ver aplicativos e preferências, ou buscar através de um aplicativo em específico.


Compartilhe

Quando eu leio algo interessante na web ou vejo uma foto que me faz rir, eu gosto de passar pra frente. O Share charm torna isto incrivelmente fácil. E assim como a Busca, os aplicativos podem se conectar ao Compartilhamento de onde estiver, sem precisa ficar entrando e saindo de um aplicativo para compartilhar alguma coisa. Você pode enviar sábias palavras usando o aplicativo Mail ou compartilhar uma foto no SkyDrive. Os aplicativos que você mais utiliza são listados com prioridade para acesso rápido e você pode escolher entre compartilhar com uma única pessoa ou com todos seus contatos de uma só vez.


Dispositivos

O Devices charm permite a você se conectar com dispositivos que você queira fazer algo, como pegar as fotos de uma câmera, transmitir um vídeo para sua TV ou trocar arquivos entre dispositivos, tudo num mesmo lugar. Se você estiver assistindo um filme no aplicativo Vídeo, por exemplo, e quiser compartilhá-lo com todos da sala, o Devices charm permite que você use seu Xbox como meio de transmissão para assistir na TV.

Preferências

O Settings charm é caminho para usar tarefas básicas como ajustar o volume ou desligar o computador. Quando você está usando um aplicativo, o Settings charm te leva às configurações do aplicativo atual. Dessa forma, você pode configurar contas de e-mail, opções de áudio e vídeo ou configurar os comandos de um jogo. O Settings charm também permite que você configure as preferências do sistema, podendo trocar o tema, configurar o Grupo Doméstico ou usar o Windows Update.

Trocando e encaixando aplicativos

Se você estiver num dispositivo sensível ao toque, deslize pelo canto esquerdo da tela para voltar ao aplicativo anterior ou continue deslizando para ver os demais aplicativos. Se estiver usando um mouse, mova a seta para a parte esquerda para ver o último aplicativo aberto. Você também pode mover a seta para a parte inferior da tela e ver os aplicativos usados recentemente.  Ou então experimentar meu recurso favorito: deslize pela esquerda, mantendo o aplicativo na parte esquerda ou direita da tela, o mantendo naquele lugar. Perfeito para trocar de música enquanto trabalha ou dar uma olhada no Twitter enquanto joga.


Baixe aplicativos na loja do Windows

Quantos lugares você precisa visitar para conseguir aplicativos legais? Com a Windows Store, você poderá descobrir vários aplicativos, tudo categorizado de uma forma fácil de encontrar. Nós destacamos aplicativos que gostamos, fornecemos acesso rápido aos melhores aplicativos e mais baixados e mostramos também o que as pessoas acham deles.

Todos os aplicativos vistos na loja são gratuitos. Em breve também teremos aplicativos que você pode comprar. Você poderá testar vários antes de pagar por eles. Se gostou de um que estiver testando, você pode conseguir a versão completa mantendo tudo como está, sem precisar reinstalar. A loja também oferecerá atualizações para os aplicativos que você possui.

Quando você instalar o Windows 8 Consumer Preview, você já garantirá diversos aplicativos interessantes. Essas prévias de aplicativos representam nosso progresso e também dá uma enorme sensação sobre o que você pode fazer com o Windows 8 e quão bem os aplicativos trabalham juntos, com ele.

O Internet Explorer é novo, também

Com o Internet Explorer 10 Consumer Preview, nós reimaginamos como uma grande experiência na web poderia ser. O Internet Explorer é o único navegador hoje em dia que se importa com sua tela, de ponto a ponto, em todos os sites. Os sites se extendem por toda a tela e as abas e configurações aparecem somente quando você precisa delas. Navegar é tão fácil quanto usar os outros recursos do Windows. Com o Internet Explorer 10, a internet fica loucamente rápida. Tudo o que você quiser está a um deslize de distância, e é compatível com aceleração via hardware, padrões modernos como HTML5 e a base do Windows para tornar a navegação rápida e desenvolvida.


Uma experiência de navegação segura

O Internet Explorer é líder de proteção contra malware e pishing e ajuda a mantê-lo mais seguro enquanto navega. O filtro SmartScreen indentifica fraudes e sites maliciosos e o alerta quando sua segurança estiver sendo comprometida. Os controles de privacidade de Rastreamento permite escolher e ter melhor controle sobre quais das suas informações podem ir para a web.

Comece tudo de novo

Ninguém gosta de ter problemas no computador, mas algumas coisas sempre dão errado. Com novas opções para revigorar seu computador, o Windows 8 torna simples a possibilidade de retornar o sistema para quando ele era quando foi instalado, sem perder dados pessoais ou aplicativos instalados da loja. Você não precisa ter um disco de restauração ou gravar DVDs com backup de fotos, vídeos ou músicas. Apenas inicie o processo, o Windows fará todo o trabalho e te entregará tudo em ordem.

Mantenha seu computador mais seguro

O Windows Defender no Windows 8 fornece proteção anti-malware para monitorar e ajudar a proteger seu computador contra vírus e outros males, em tempo real. Se seu computador é infectado, o Defender irá detectar a ameaça automaticamente e irá removê-la para que seu computador continue funcionando. E se você tiver outras opções de anti-malwares ou antivírus que queira usar, o Windows Defender será desligado automaticamente, dessa forma você usa o que você gosta mais.

A Área de Trabalho ainda existe e continua executando todos os seus aplicativos

Nós nos divertimos bastante reimaginando como o Windows deveria se parecer e se comportar, mas tivemos cuidado em manter recursos que fez o Windows ser o melhor por décadas, até agora. A familiar Área de Trabalho do Windows continua viva e fizemos muitas mudanças para ela ser melhor do que antes. Agora você tem fácil acesso aos recursos de rede, melhorias no gerenciamento de arquivos e de busca, tudo com a interface ribbon. Nós também atualizamos o Gerenciador de Tarefas e aprimoramos o Painel de Controle. Todas as coisas que você conhece continuam intactas.


Você pode trabalhar com seu teclado e mouse, fixar aplicativos na Barra de Tarefas e usar o botão direito para usar os documentos recentes. (Para voltar ao menu Iniciar, mova a seta do mouse até a parte inferior esquerda da tela ou aperte a tecla do Windows). E mais importante, se você instalar o Windows 8 Consumer Preview  no seu laptop ou computador de casa (ou qualquer outro computador baseado na arquitetura x86), você não precisa remover todos os seus aplicativos que costuma usar. Se você tem jogos que gosta de jogar e usa o Microsoft Office para preparar as coisas, você ainda pode fazer tudo isso no Windows 8.

Windows 8 Consumer Preview para desenvolvedores e profissionais de TI

Se você é um desenvolvedor mas não tem aplicativos prontos para o mercado, agora é a hora de você começar a desenvolvê-los. O Windows Dev Center fornece ferramentas de desenvolvimento gratuitas, códigos de exemplo, documentos técnicos e ajuda profissional direto da comunidade para você começar publicando seus aplicativos, mundialmente, na Windows Store. Uma vez executando o Consumer Preview, baixe o Visual Studio 11 Express Beta - uma ferramenta gratuita para você começar a desenvolver aplicativos no estilo Metro. Ela inclui o SDK do Windows 8, modelos de estilos do Metro e fácil acesso às APIs do Windows 8. Veja também o Guia de Desenvolvedor do Windows 8 para uma visão mais ampla das poderosas novas opções para desenvolvedores.

Se você for um profissional de TI, visite a página Springboard Series for Windows 8 na TechNet e aprenda sobre recursos de chaves da edição Enterprise. Comece com o Explore Windows 8, sua página-guia número um para visões técnicas e perguntas frequentes sobre o AppLocker, BitLocker, Cliente Hyper-V, DirectAccess, gerenciamento de dispositivos de hardware, a Windows Store, Windows To Go, e mais. Se precisar de suporte que o ajude a testar e avaliar o Windows 8, visite o Fórum de Profissionais do Windows 8 Consumer Preview, no TechNet.

Mais, muito mais vindo aí

Se eu fosse entrar em detalhes, neste post, sobre cada novo recurso e aprimorações que colocamos no Windows 8 Consumer Preview, você nunca terminaria de ler a tempo de testar por si mesmo. Então, fique ligado, pois nas próximas semanas irei me aprofundar mais um pouco sobre as coisas legais que nós criamos. A curto prazo, dê uma chance e teste agora o Windows 8 e experimente todos os aplicativos que já estão incluídos. Lembre-se, nosso fórum do Windows 8 Consumer Preview e o nosso FAQ podem ajudá-lo, bem como receber seu feedback - sempre que você quiser. Gostaríamos de saber o que você acha disso tudo, então use o sistema de comentários. Nós esperamos que você desfrute do novo Windows!

Kent Walter
Equipe do Windows

Traduzido feita da página no blog da Equipe do Windows.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frases que serão as oficiais da dublagem de Counter-Strike

Naruto - The Way of The Ninja: O melhor jogo da série feito em MUGEN

Heroes Lore - Back to Soltia: Remake do primeiro jogo! [vídeo]