01/03/2012

As empresas não se importam se você não compra os produtos dela?

Eu não entendo o que acontece, parece que as empresas - pelo menos as independentes - não se importam se você compra ou não seus produtos.

Essa afirmação se deu por conta de eu querer comprar um aplicativo e um jogo e ambas as empresas me disseram que não se importam se eu baixar o mesmo conteúdo ilegalmente ou não.

Primeiro, eu queria comprar um aplicativo para meu celular, o Belle Shell. Como a única forma de pagamento disponível é através da Loja Nokia, eu precisaria ter um cartão - o que eu não tenho. Então enviei um e-mail ao desenvolvedor pedindo que me vendesse pelo menos através do PayPal porque eu teria o maior prazer de comprar.

A resposta dele?


Traduzindo um pouco a frase final, foi essa:

"Sem problemas se você não comprar o Belle Shell, então não se preocupe com isso."

Essa foi a resposta depois de eu dizer que já havia baixado ilegalmente o aplicativo - para testar - e como gostei, agora queria comprar. Ele simplesmente disse que, pra ele, se eu comprar ou não, por ele tudo bem.

O próximo foi uma desenvolvedora um pouco mais evoluída, a MiniBoss Studio. Como sabem, o jogo Out There Somewhere saiu recentemente e eu joguei até a mensagem mandando eu comprá-lo. Como a empresa é brasileira, fiz questão de comprá-lo; não só por isto, mas porque o jogo era realmente bom.

Descobri que este jogo tem uma versão em português, porém só pode ser comprado por cartão internacional! Daí, eu segui o mesmo procedimento em dizer que se eu não conseguisse comprá-lo, teria que baixá-lo ilegalmente! O que disseram?

"Se realmente estiver impossível de comprar, nós não nos importamos que você baixe o jogo "ilegalmente"."

Se quiserem ver o comentário completo, clique aqui.

Agora eu pergunto: POR QUÊ?

Sempre fui acostumado a ser um usuário de "torresmos", baixando um jogo aqui e ali, o quanto podia. Quando finalmente eu tomo vergonha na cara e quero dar o reconhecimento que as empresas merecem - principalmente as independentes, que merecem um esforço a mais - elas simplesmente recusam a oferta e me mandam de volta à vida em que eu baixava jogos ilegalmente.

Eu não entendi nada. Alguém me explica, por favor?

2 comentários:

  1. Agora fiquei tão "poker face" quanto você!! As próprias empresas incentivando pirataria? Ou não valorizam o dinheiro de um dos compradores :P?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou talvez eles pensem que um a mais fazendo pirataria não fará tanta diferença, rs.

      Excluir

Comente com moderação...